Marcello Veríssimo

 

Quase 1 hora de chuva foi suficiente para provocar estragos pelas cidades do Litoral Norte na tarde desta segunda-feira (12). Os meteorologistas acertaram e o temporal chegou acompanhado de fortes rajadas de vento e trovoadas. Na manhã desta terça-feira (13) continua chovendo na região de forma incessante, mas a sensação térmica é de abafamento.

Na segunda-feira, a chuva começou logo após o almoço, por volta das 14h, deixando alguns bairros sem energia elétrica, provocando alagamentos, quedas de árvore, entre outros problemas.

De acordo com as Defesas Civis, ainda no início da noite desta segunda-feira, equipes estavam nas ruas para auxiliar as famílias que foram afetadas pela chuva torrencial. Pelas imagens e comentários que circulam nas redes sociais o temporal assustou os moradores das cidades.

Em Caraguatatuba, o volume de chuvas foi grande. Algumas ruas e avenidas ficaram alagadas no bairro Porto Novo, região sul do município. Além disso, a prefeitura informou que pelo menos nove escolas municipais ficaram alagadas ou sofreram algum tipo de avaria como destelhamentos. Nas escolas atingidas, as aulas estão suspensas nesta terça-feira (13).

A prefeitura informou que o Centro de Apoio ao Trabalhador e Empreendedor (CATE), no bairro Travessão, foi destelhado e registrou pontos de infiltração. O atendimento no local está suspenso até que tudo seja normalizado. Até lá o atendimento estará centralizado no PAT Centro, localizado na Rua Taubaté, 520 – Sumaré.

De acordo com a Defesa Civil de Caraguatatuba, durante a chuva, foram registradas 15 ocorrências de quedas de árvore em diferentes bairros da cidade, mas não houve vítimas.

O prefeito de Caraguatatuba, Aguilar Junior, disse que acompanhou o atendimento das ocorrências e que determinou que a Secretaria da Fazenda reserve dentro do orçamento valores para serem direcionados para o conserto das avarias. A Defesa Civil e a Secretaria de Obras Públicas devem emitir um relatório para contabilizar os prejuízos.

São Sebastião – Ruas também ficaram alagadas em São Sebastião. De acordo com os serviços de meteorologia choveu aproximadamente 25 mm.

Uma árvore caiu sobre um carro na Rua do Parque, no bairro Canto do Mar, costa norte do município. Comentários nas redes sociais dão conta que uma criança também ficou ferida na casa em frente, sendo socorrida pelo Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência).

Ainda no Canto do Mar, uma árvore caiu na avenida Euclides da Cunha em cima de uma casa.

A chuva também destelhou casas em diferentes bairros. Durante a tarde, equipes da prefeitura percorreram os bairros prestando auxílio aos moradores para realizar o escoamento da água.

Em Ilhabela e Ubatuba, segundo as prefeituras, não foram registrados danos por causa da chuva.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *