Marcello Veríssimo

O sol, a areia, o mar. A praia é o desejo de 10 entre 10 brasileiros nesta época do ano. Por conta dos festejos do fim de ano e da chegada do verão, o movimento nas praias da região aumenta e, com ele, também aumentam os incidentes no mar.

Pela região, as prefeituras investiram na contratação de Guarda Vidas Temporários (GVT’s) para o Grupamento de Bombeiros Marítimos (GBmar), que começaram a trabalhar no mês passado e seguem trabalhando até o final de janeiro, o ápice da temporada de verão.

De acordo com o Grupamento de Bombeiros Marítimo (GBmar), em Ubatuba, são realizados, em média, 800 salvamentos durante o período da temporada, entre os meses de dezembro e março, o que significa uma média de mais de um salvamento por dia.

O GBMar informou ser muito importante que o banhista conheça o local que vai entrar no mar, que converse com um guarda-vidas e, também, fique atento às orientações e advertências sonoras do profissional. A orientação ideal do Corpo de Bombeiros é que os turistas liguem para o Gbmar e consultem qual o melhor local para banho, bem como as praias que estão resguardadas pelo Corpo de Bombeiros pelo telefone (12) 3833-5373.

O comandante do Gbmar em Ubatuba, tenente Guilherme Vegse, disse que os banhistas devem prestar atenção em alguns pontos importantes antes de entrar no mar:

Pedras e costeiras são sempre um risco potencial;

Boias e objetos flutuantes geram falsa sensação de segurança e causam muitas mortes;

Álcool e mar não se misturam;

Respeite a sinalização: elas indicam o risco à vida;

Peça e respeite a orientação do guarda-vidas: ele é seu o melhor amigo na praia;

Procure praias adequadas para o banho de mar

By srneto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *