Marcello Veríssimo
A Polícia Militar divulgou na tarde desta segunda-feira (19) uma nota à imprensa sobre o início da Operação Verão 2022/23. De acordo com o 20º Batalhão da Polícia Militar do Interior, que é o responsável pelo policiamento preventivo nas quatro cidades da região, o objetivo é garantir a ordem pública, a preservação da cidade e combater a criminalidade, proporcionando tranquilidade aos moradores e turistas neste período.
A Operação Verão segue até o dia 26 de fevereiro do ano que vem. A Polícia Militar informou que o litoral recebe o reforço de aproximadamente 600 policiais militares que serão um reforço importante ao efetivo local para colaborar com a alta demanda de pessoas circulando nos quatro municípios. Além do efetivo humano, o 20º BPMI também recebe reforço logístico de mais armas e viaturas, além de reforço no policiamento especializado como os helicópteros do Grupamento Aéreo (Águia), Cavalaria, Canil e do BAEP.
O prefeito de Caraguatatuba, Aguilar Junior (MDB), abre oficialmente a Operação Verão nas cidades do Litoral Norte nesta segunda-feira (19). A cerimônia acontece na Praça da Cultura, na região central e apresenta todas as forças de segurança e de fiscalização que estarão trabalhando durante toda a temporada.
De acordo com a prefeitura, também será apresentada a Guarda Civil Municipal de Caraguatatuba. São 67 agentes da GCM que depois de passar por treinamento teórico e prático, vão iniciar o trabalho nas ruas. “Nosso objetivo é proporcionar segurança para os moradores da cidade, para quem nos visita e ter uma temporada de verão bastante segura”, disse o prefeito.
A cidade, que tem cerca de 130 mil habitantes, durante a temporada recebe aproximadamente 400 mil turistas e ainda conta com um reforço importante de 250 policiais de outros batalhões do estado.
Segurança – A segurança é uma prioridade em Caraguatatuba que registra estatísticas preocupantes relacionadas ao crime.
Na última temporada de verão, foram nove homicídios, 14 estupros, 114 roubos a mão armada e nove roubos de veículos. De acordo com a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo, foram registrados um homicídio em dezembro de 2021; cinco homicídios em janeiro de 2022; e três homicídios em fevereiro de 2022.
Os números de estupros também preocupam. Foram seis em dezembro de 2021; quatro em janeiro de 2022; e outros quatro em fevereiro de 2022.
Somente neste ano Caraguatatuba acumula 26 homicídios, enquanto em todo o litoral foram registrados 56 assassinatos, sendo que foi na cidade também o único caso de latrocínio, roubo seguido de morte.