A partir desta quarta-feira (21), o Espaço Hartãt recebe a exposição ‘Alvorada de Verão – Povos Originários’, com peças das etnias Marubo, Baniwa Asurini e Karajá, oriundas dos estados do Amazonas, Pará e Tocantins.

‘Alvorada de Verão’ é composta por obras originais feitas pelos indígenas. A mostra apresenta diferentes tecnologias, que variam entre cerâmica, cestaria, ornamentos, bancos, utilitários gerais e instrumentos musicais.

De acordo com Carlo Cury, o acervo contará com a troca de peças a cada três meses, nos solstícios e equinócios, contemplando a cada vez cerca de quatro etnias.

O acervo pode ser visitado gratuitamente de segunda a domingo, mediante agendamento prévio pelo número: (12) 9 8195-0786 ou no e-mail: ubuntucaragua@gmail.com, até o dia 15 de março de 2023.

Sobre o acervo indígena Hartãt

Inaugurado pelo artista plástico e ceramista Carlo Cury e Claudio Luiz Dias em 9 de agosto de 2022, data em que é comemorado o Dia Internacional dos Povos Indígenas, o acervo indígena Hartãt conta com mais de mil peças de 54 etnias, das 305 que foram catalogadas no Brasil, bem como peças de etnias e culturas de outros países da América Latina, como: Peru, Costa Rica, Equador, Nicarágua e Colômbia.

Dentre as peças, existem obras originais feitas pelos indígenas e algumas réplicas produzidas a partir de estudos de arqueologia por mestres ceramistas e pelo grupo Ubuntu Caraguatatuba – Ceramistas, ao qual Cury integra junto às ceramistas Claudia Canova, Lu Chiata e Zandoná.

O acervo conta também com um pedido de tombamento junto ao Conselho Municipal de Política Cultural de Caraguatatuba – CMPCC, para que o mesmo seja reconhecido como bem de valor histórico e cultural para o município, de forma a ser preservado para a população e gerações futuras.

Serviço

Exposição ‘Alvorada de Verão – Povos Originários’

Visitação: de segunda-feira a domingo – até 15 de março de 2023

Agende sua visita: (12) 9 8195-0786 ou e-mail: ubuntucaragua@gmail.com

Endereço: Rua Bartolomeu Bueno da Silva, 1.231, Martin de Sá – Caraguatatuba

Outros contatos: Instagram: @espacohartat; https://carlocury.blogspot.com

Foto: Driely Leite

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *