Marcello Veríssimo

O presidente da Câmara de Caraguatatuba, vereador Tato Aguilar (PSD), reuniu os jornalistas nesta terça-feira (20) para divulgar o balanço das ações de 2022 nos trabalhos legislativos. Durante a coletiva,realizada no Plenário Benedito Zacarias Arouca, o presidente da Câmara esteve acompanhado do vice-presidente da Casa, Aguinaldo Butiá (MDB), do primeiro secretário Gideilson Santos (PSC), conhecido por Dé Construtor, e do diretor Leonardo Macedo.

De acordo com Tato Aguilar, 2022 foi um ano positivo, de retomada. “Conseguimos retomar projetos que estavam paralisados, como é o caso da Câmara Jovem. Para o próximo ano, novos projetos certamente virão sempre com o objetivo de deixar a Câmara de Caraguatatuba cada vez mais transparente e próxima ao cidadão”, disse o vereador.

Entre as pautas em destaque, o primeiro secretário Dé Construtor destacou a eficiência da comunicação neste ano. Desde o início do ano passado, o Legislativo municipal investe em aprimorar diariamente sua comunicação pública com o objetivo de aprofundar a interação entre o órgão e a comunidade, utilizando ferramentas de redes sociais e a comunicação institucional.

De acordo com ele, neste ano, a casa de leis soma quase 12 mil seguidores nas principais redes sociais em que está presente. “Somos o Poder Legislativo com o maior número de seguidores e de engajamento se comparado com outras Câmaras do Litoral Norte”.

Somente no Instagram são quase 2.400 seguidores no perfil oficial, no Facebook 8.198, um crescimento de 2,8% no ano.

Plano Diretor

O presidente da Câmara de Caraguatatuba, Tato Aguilar, também destacou a importância das audiências públicas para discussão do Plano Diretor da cidade. Ele disse que no decorrer deste ano foram realizadas uma série de audiências para debater e explanar os projetos que seriam votados em plenário pelos vereadores. “Uma novidade para estas audiências é a possibilidade do morador participar tanto presencialmente, no plenário, como virtualmente preenchendo um formulário no site oficial da Câmara ou até mesmo encaminhando mensagem via Whatsapp”, disse Tato.

Dessa forma, a Câmara espera representar o povo caraguatatubense e legislar sobre as demandas de interesse local, além de fiscalizar o Poder Executivo e aproximar o poder parlamentar da sociedade, sempre garantindo a supremacia do interesse público. “Estamos trabalhando para que todos possam acompanhar o andamento das audiências do Plano Diretor. E hoje nós temos vários canais e meios de comunicação divulgando. Aproveito para deixar o lembrete que as audiências vão acontecer em 8 de fevereiro e 15 de março de 2023”, lembrou o primeiro secretário Gideilson Santos. “Vemos muito a população reclamar que não consegue vir até aqui [a Câmara] acompanhar as audiências, mas o importante é participar. Os vereadores estão aqui para votar o que realmente vem de encontro a necessidade da população”, completa o vereador.

Durante este ano já foram realizadas quatro audiências públicas sobre o Plano Diretor. De acordo com os parlamentares, as audiências públicas são realizadas justamente para que a população possa tirar suas dúvidas.

Outros assuntos

Durante a entrevista coletiva, os parlamentares também destacaram os projetos de Capacitação Continuada, da Câmara Jovem, além de palestras e workshops, assim como o concurso público que deve ser realizado no ano que vem, após a aprovação da nova estrutura administrativa que aconteceu neste ano.

Como forma de homenagear as mulheres que passaram pela Câmara foi inaugurada em abril deste ano, nas comemorações do aniversário do município a “Galeria das Vereadoras”, com a presença das ex-vereadoras que exerceram mandatos na casa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *