Marcello Veríssimo

A Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) encerrou 2022 com saldo positivo. Durante todo o este ano, a estatal se preparou com melhorias no sistema para garantir maior segurança hídrica durante a alta temporada e atender a população, que pode chegar a 1 milhão de pessoas, no ápice da estação.

De acordo com a Sabesp, foram adotadas melhorias para o pleno funcionamento da
infraestrutura no tratamento de esgoto da região, além de incentivar hábitos conscientes no uso da água por parte da população, evitando desperdício.

Para esta temporada, a Sabesp realizou a manutenção preventiva nas cabines de energia e transformadores, garantindo operação mais segura dos sistemas de abastecimento de água e tratamento de esgoto.

A empresa informou que, assim como em anos anteriores, uma equipe de 40 funcionários temporários, irá reforçar o trabalho até o final da alta estação. São agentes e técnicos de saneamento ambiental.

A companhia também adquiriu equipamentos para otimização dos processos, tanto da produção e distribuição de água como da coleta e tratamento de esgotos. De acordo com a Sabesp, foram adquiridos nove caminhões-tanque, além de caminhões combinados para limpeza e desobstrução de redes coletoras.

Durante o Natal e o Réveillon também haverá plantão 24 horas das equipes comerciais, operacionais e manutenção eletromecânica.

Melhorias – Entre as melhorias, em Ilhabela o sistema Água Branca, responsável pelo abastecimento em regiões como a Barra Velha, Centro e Pacuíba, ao norte do município, recebeu a implantação do booster, reparos, desassoreamento e limpeza da captação na ETA (Estação de Tratamento de Água) Pombo e ETA Água Branca.

De acordo com a companhia, outras melhorias foram a implantação de projeto de perdas no setor de Barra Velha (parte praia); a limpeza do Castelinho, captação principal (Água Branca), e a limpeza e movimentação de pedras da captação (reforço da toca).

A estatal executou a limpeza de 77 km de rede coletora de esgoto, além de 86 estações elevatórias de esgoto, bem como a substituição do material filtrante da ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) na Praia do Pinto.

Em São Sebastião a Sabesp realizou melhorias nas ETEs Boiçucanga, Barequeçaba e Juquehy e Baleia, na costa sul do município.

O bairro Juquehy também recebeu melhorias no sistema de abastecimento e setorização. A Sabesp informou que efetuou o desassoreamento de captação nas regiões de Boiçucanga, Maresias, Toque Toque Grande, Guaecá e São Francisco, além do reforço no abastecimento em Barra do Una, lavagem dos reservatórios em Barra do Una, Maresias / Paúba, Toque Toque Grande, Guaecá e São Francisco.

Em Ubatuba, a Sabesp ampliou o emissário submarino. Na ETA Itamambuca, foram reformados tanques, tubulações e nas instalações hidráulicas e elétricas foram feitas melhorias justamente com o desassoreamento das captações Renata, Piabas, Lagoinha, Praia Vermelha 1 e 2.

Na Praia Vermelha, também foi realizada a implantação e readequação de boosters.

Para atender a população, a Central de Atendimento Sabesp funciona 24 horas pelo telefone 0800 055 0195 ligação gratuita. Além disso, a companhia oferece atendimento pelo portal Sabesp (www.sabesp.com.br).

By srneto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *