Marcello Veríssimo
Chegou o momento de reunir a família em volta da mesa, deixar as divergências políticas de lado e comer. Com o preço dos alimentos nas alturas, a Ceia de Natal na maioria dos lares brasileiros deve estar restrita ao cardápio clássico da data, com algumas adaptações de acordo com o bolso e preferências de cada família.
A reportagem do JDL propôs um desafio para a técnica em nutrição e dietética e cozinheira de mão cheia Stephany Paula: preparar pratos tradicionais natalinos, com seu toque particular e que sejam acessíveis para todos os bolsos. As receitas sugeridas por Stephany servem uma família de até seis pessoas.
Stephany elaborou três sugestões de ceia que podem ser feitas tanto no Natal como no Réveillon com custo médio de R$ 250. Em uma delas, de entrada, ela indica a tradicional Bruschetta italiana, salada de grão de bico com nozes e hortelã, arroz branco ao forno, rabanada e manjar com calda de ameixa.
A empreendedora, que tem sua própria empresa no ramo gastronômico, começa pela salada. Para os ingredientes, você vai precisar de 250g de grão de bico, 1 cebola, 1 dente de alho, ½ xícara de chá de uva-passa clara, suco de 1 limão, além de 1 xícara de chá de nozes grosseiramente picadas, ⅓ de xícara de chá de hortelã, 50 ml de azeite de oliva, sal e pimenta do reino. “Primeiro coloque o grão de bico de molho por pelo menos 6 horas. Escorra. Se quiser uma salada mais delicada, tire a pele do grão de bico”, ela ensina.
A técnica em nutrição explica que depois basta colocar o grão de bico, a cebola e o alho em uma panela média, cobrir com água e levar ao fogo. “Quando ferver, com uma concha, descarte a espuma que se forma na superfície, abaixe o fogo e continue cozinhando por mais 45 minutos até que os grãos estejam macios, mas inteiros”. “Descarte a água, a cebola e o alho e passe os grãos para uma tigela. Junte as passas, o limão, o sal, a pimenta e o azeite o bastante para deixar a salada úmida”, explica Stephany.
Depois, basta levar a salada para a geladeira e deixar por pelo menos 2 horas ou até 3 dias antes de servir. Quando for comer, acerte o sal, misture as nozes, a hortelã e regue com mais azeite.
Bruschetta
A tradicional Bruschetta italiana é uma entrada prática e rápida de fazer, que acompanha muito bem a salada de grão de bico. Stephany conta que os ingredientes necessários são: dois tomates bem maduros, fatias de pão italiano ou baguete, ½ xícara de azeite ou o quanto mais seja necessário para regar o pão, além de 1 dente de alho, 1 colher de sopa de orégano, folhas de manjericão, fatias de mussarela e sal a gosto. “Corte os tomates em cubinhos e amasse o dente de alho, junte ao azeite em um recipiente, misturando bem”. “Adicione o manjericão, o orégano e o sal, mexa novamente e reserve”, ela ensina.
A Bruschetta é simples de fazer. Depois, basta regar as fatias de pão com azeite a gosto e levar ao forno até dourar. A técnica em nutrição ensina que, na sequência, basta colocar as fatias de mussarela sobre o pão, além da mussarela convencional ela diz que também pode-se utilizar mussarela de búfala como opção. “Coloque por cima de cada uma a mistura, finalize com as folhas de manjericão e volte com as torradas ao forno por até 10 minutos”.
Rabanada Clássica
Outra receita que não pode faltar no Natal. Para fazer a rabanada os ingredientes são: 1 baguete de pão francês, 2 xícaras de leite, 1 lata de leite condensado, 3 ovos batidos, 1 pitada de canela (ou a gosto), açúcar a gosto. “Corte a baguete (ou quatro pães franceses) em fatias médias. Depois, em um refratário, misture o leite de vaca com o leite condensado e mergulhe as fatias de pão. Em outro refratário, bata os ovos e misture a canela. Passe as fatias de pão molhadas de leite nos ovos batidos”, ensina Stephany.
Para a rabanada, Stephany lembra que é importante que os pães estejam “amanhecidos”, ou seja, já guardados por alguns dias. “Não pode ser pão fresco quanto mais dias ele estiver guardado melhor”, ela diz.
Ela ensina que a receita continua passando as fatias de pão molhadas de leite nos ovos batidos. “Frite em óleo quente e escorra as rabanadas em papel toalha. Em seguida, passe em um refratário com canela e açúcar a gosto”.
Depois, basta servir quente ou colocar na geladeira para servir gelada.
Estrela
A grande estrela desta ceia é o Bacalhau ao Forno como prato principal. Os ingredientes necessários são 2kg de bacalhau, 1kg de batata, 1 pimentão verde sem sementes, cortado em fatias, 1 pimentão amarelo e 1 pimentão vermelho sem sementes, também cortados em fatias. “Quem experimentar para fazer também vai precisar de 500ml de azeite, 400g de azeitonas pretas, 2 cebolas grandes cortadas em rodelas, 3 dentes de alho cortados em lâminas, sal e pimenta a gosto”, diz Stephany.
Ela lembra que para decorar o prato é preciso separar as azeitonas pretas, ovos cozidos, salsinha e cebolinha. Ela explica que é preciso deixar os dois quilos de bacalhau de um dia para o outro, trocando a água por pelo menos três vezes. “Comece descascando e cortando as batatas em rodelas grossas, depois coloque bastante azeite em um refratário e faça camadas com as batatas”.
Em seguida, ela explica, coloque o bacalhau, os pimentões, a cebola, os outros ingredientes e cubra com papel alumínio. “O forno precisa estar pré aquecido por 50 minutos, tire o alumínio de deixe de 10 a 15 minutos”.
Depois, retire o bacalhau do forno e decore com os ovos cozidos, polvilhe a salsinha, cebolinhas, as azeitonas e regue com o azeite. “Coloque no forno por mais cinco minutos para agregar o sabor do cheiro verde”, diz a técnica em nutrição.
Manjar com Calda
Para a sobremesa, a sugestão é um doce popular nesta época do ano e ao mesmo tempo requintado. Os ingredientes necessários são 1 litro de leite, 1 vidro pequeno de leite de coco, 100 gramas de coco ralado seco e sem açúcar, 6 colheres de sopa de amido de milho, 8 colheres de sopa de açúcar. “Coloque o leite, o açúcar, o leite de coco e o coco ralado em uma panela, misture bem. Leve ao fogo e junte o amido de milho dissolvido em um copo de leite. Mexa até engrossar e aguarde alguns minutos”.
De acordo com Stephany, o próximo passo, em uma forma decorada, untada com óleo, despeje, deixe esfriar e leve à geladeira por duas horas. Além da calda de ameixas, a técnica em nutrição indica servir também com calda de morangos.
Outras receitas
A outra opção de ceia, indicada por Stephany, também inclui a Bruschetta, Arroz de Natal, salada de bacalhau, Chester e pudim de leite de sobremesa.
Ela também sugere como alternativa Bruschetta, Salpicão de frango, Arroz branco, Pernil, Rabanada e Pavê de chocolate.
A técnica em nutrição divide com seus seguidores no Instagram o dia a dia de suas receitas. Para saber mais siga os perfis @stephanypaulasilva e @a_hboa