Marcello Veríssimo
O prefeito de Caraguatatuba, Aguilar Junior, esteve reunido no início desta semana com o comando da Polícia Militar para definir as ações e estratégias de segurança que serão colocadas em prática nos próximos dias para a noite do Réveillon e também durante o mês de janeiro e a temporada de verão.
Durante a reunião, que aconteceu no último dia 21, o coordenador operacional do Litoral Norte, Makor Daniel Lemes e o comandante da Força Tática, capitão Fernando de Assis estiveram presentes. A reunião ainda contou com a participação de autoridades do primeiro escalão do governo municipal, entre eles o secretário de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão, Marcel Giorgeti, a secretária de Comunicação Social, Rose Duarte, o chefe de Gabinete adjunto, Givanildo Nunes (Nil), além do comandante da Guarda Civil Municipal, Tenente Cláudio Dias, e a diretora de Segurança Pública, Juliana Macedo.
O prefeito de Caraguatatuba, Aguilar Júnior, disse que o apoio da PM é extremamente importante para as ações de segurança pública durante o Réveillon, principalmente, nesta abertura de temporada. “Essa sinergia entre os órgãos garante a ordem em nossa cidade, que nesta época, quadruplica sua população”.
De acordo com o prefeito, nesta temporada o apoio da Guarda Municipal também será muito importante na luta contra o crime. “A corporação vai ajudar no apoio das ações da Polícia Militar”.
Entre as ações que foram definidas para a Virada do Ano estão o fechamento da Avenida Arthur da Costa Filho (Avenida da Praia), o bloqueio de estacionamento na Martim de Sá e o apoio para a equipe de limpeza no Centro e Martim de Sá às 5h do dia 1º de janeiro, além do apoio da Polícia Militar nos shows e eventos organizados pela Prefeitura de Caraguatatuba.
A prefeitura informou que investiu aproximadamente R$ 500 mil na Operação Verão 2022/2023 em uma parceria com o Governo do Estado. De acordo com a prefeitura, o investimento é destinado a hospedagem e alimentação dos policiais durante a Operação Verão, que está dividida em duas fases:de 19/12 a 29/01/23 com a presença de 241 policiais militares na cidade; e de 30/01/23 a 26/02/23 até o fim do Carnaval, com a presença de 50 policiais militares.
Haverá ainda reforço de 30 policiais da Polícia Rodoviária Estadual e 20 Bombeiros, que serão integrados aos 24 GVT’s (Guarda Vidas Temporários) que já atuam nas praias da cidade desde 11 de novembro.