Marcello Veríssimo

Equipes da Guarda Civil Municipal, Polícia Militar e da secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão impediram no último domingo (25) a realização da festa Baile da Freira: O Retorno, marcado para acontecer na Praia do Camaroeiro, na região central de Caraguatatuba.

O rolezinho estava marcado para começar às 20h. Pouco antes do horário marcado, por volta das 19h30, a festa continuava confirmada.

Os organizadores do rolezinho fecharam a entrada dos mirantes da Praia do Camaroeiro e da Pedra da Freira, por volta das 18h. De acordo com a prefeitura, as equipes que estavam no local conseguiram identificar o local com a ajuda das câmeras de monitoramento.

A prefeitura informou que por conta da iniciativa dos organizadores de cancelar o evento e a realização da fiscalização não houve necessidade de acionar as equipes do Conselho Tutelar, Conselho Municipal do Direito da Criança e do Adolescente (CMDCA).

Segurança – A prefeitura informou que iniciativas como a realizada no último fim de semana contribuem para a segurança do espaço público, além da segurança de moradores e turistas.

Essa força-tarefa tem por objetivo coibir a aglomeração de adolescentes, que são conhecidas como fluxo ou rolezinhos, onde são consumidos drogas e álcool livremente, assim como a prática de crimes e atos infracionais pelos menores de idade.

A fiscalização também tenta coibir o aliciamento e assédio sexual praticados por adultos com as adolescentes.

Outro objetivo é tentar conscientizar os pais e a comunidade em geral para a segurança individual destes jovens por meio de suas famílias, que são previstos nos artigos 133 do Código Penal (abandono de incapaz), artigo 268 do Código Penal (infração de medida sanitária preventiva) ou o artigo 243 da Lei nº 8.069/1990 (venda de bebidas alcoólicas a crianças e adolescentes).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *