Marcello Veríssimo

A chuva e o vento que atingiram o Litoral Norte na manhã desta quarta-feira (28) causaram prejuízos nas cidades do Litoral Norte. Em Caraguatatuba, um dos municípios mais atingidos, foram registradas quedas de árvore e a estrutura onde são realizados eventos na avenida Arthur Costa Filho (Rua da Praia) foi destruída pela ventania.

Por volta das 11h, as rajadas de vento eram de 70km/h na cidade. Pelas redes sociais, os internautas compartilharam o momento em que o vento leva a lona juntamente com mesas e cadeiras que saíram voando, assim como a estrutura metálica que segurava a lona.

Tudo aconteceu muito rápido. O vento cessou por volta do meio-dia. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e a Defesa Civil, o litoral segue em “Alerta Amarelo”, ou seja, em estado de atenção para chuvas e ventos que ainda podem acometer a região até a próxima sexta-feira (30).

Ainda na tarde desta quarta-feira, equipes da prefeitura já estavam trabalhando para resolver a situação. O prefeito de Caraguatatuba, Aguilar Junior, entrou ao vivo no Instagram e disse que a ventania durou cerca de 15 minutos.“Todas as equipes trabalham para minimizar os estragos, especialmente na região central. O mais importante é que não houve vítimas”.

Na Praça Diógenes Ribeiro de Lima, conhecida por Praça do Artesão, em frente a unidade do MC Donald’s, árvores de grande porte foram arrancadas pela raiz e troncos caíram sobre alguns boxes de artesanato que funcionam no local. A equipe da Secretaria de Obras Públicas avalia os estragos nos telhados para realizar a manutenção.

No bairro Sumaré, bem próximo da Martim de Sá,
a varanda de um prédio não suportou a força do vento e tombou. A Defesa Civil esteve no local e isolou a área.

No Tinga e Cantagalo, as equipes vistoriaram árvores que caíram sobre residências. Nestes bairros, segundo as autoridades, também não houve registro de vítimas.

Desde o início das ocorrências as equipes da Defesa Civil, Guarda Civil Municipal, Departamento de Trânsito, Serviços Públicos e Corpo de Bombeiros percorrem os locais atingidos e ainda contabilizam os estragos.

As equipes da Secretaria de Serviços Públicos trabalharam durante toda a tarde de ontem com o
apoio de caminhões e outros maquinários para fazer o corte das árvores tombadas e liberação das vias.

O JDL recebeu vídeos que também mostram uma ventania na Praia Martim de Sá, que estava com mar agitado.

A Defesa Civil informou que foram registradas quedas de árvores nos bairros Mar Verde, Sumaré, Morada do Mar, Cantagalo, Centro, Sumaré e Jardim Maristela. Após o atendimento de corte e desobstrução dos locais, as equipes de limpeza urbana entraram em ação para remover o mais rapidamente possível os resíduos deixados.

Mais informações podem ser obtidas junto à Defesa Civil por meio do telefone 199.

By srneto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *