Após pouco mais de quatro meses de processo, a licitação para obra de ampliação do Hospital Mario Covas em Ilhabela foi finalizada com a abertura dos envelopes na última sexta-feira, 30/12. Ainda que tenha sido decretado ponto facultativo na Prefeitura, as secretarias de Governo, Administração, Assuntos Jurídicos e Finanças não foram incluídas e trabalharam normalmente, o que possibilitou a realização do processo licitatório.

A licitação começou em 8 de agosto passado, com a abertura do Processo Administrativo. Após passadas todas as fases do processo e interposição de recursos, a empresa vencedora, DP Barros Pavimentação e Construção Ltda., superou as oito concorrentes que permaneceram no certame iniciado com 15 empresas, e fará a obra por R$ 48,7 milhões, valor com aproximadamente R$ 12 milhões de desconto em referência ao preço inicial.

O projeto do “Novo Mário Covas” prevê a construção do Pronto Socorro Infantil, nova ala de internação, passando de 30 para 40 leitos, adequação da UTI para atender aos regulamentos técnicos de credenciamento do Ministério da Saúde e a individualização dos leitos por box. Além disso, a reforma tornará a UTI ainda mais humanizada, pois terá mais espaço físico, o que possibilitará a permanência de um acompanhante 24h.

Ainda na nova obra, serão ampliados o Pronto Socorro Municipal e a Maternidade com aumento de leitos para parto humanizado. A Maternidade contará com três enfermarias PPP, onde a gestante poderá permanecer no mesmo leito (individual) durante o pré-parto, parto e puerpério e também contará com uma enfermaria exclusiva para pacientes com perdas gestacionais, trazendo mais privacidade e respeito a um momento tão sensível.

Em entrevista à uma rádio local nesta terça-feira (3/1), o prefeito Toninho Colucci comemorou a conclusão do processo licitatório e falou da importância da obra para a cidade. “O Hospital Mario Covas é sem dúvida o aparelho mais importante para a nossa população e será ampliado e modernizado para os próximos 30 anos. Teremos um grande desafio pela frente, mas tenho certeza que não há ninguém melhor do que a nossa equipe para enfrentar e resolver essa questão”, avaliou.

Colucci também destacou os investimentos realizados em outros equipamentos de Saúde, precisamente as Unidades Básicas de Saúde, que também passam por reforma, ampliação e processo de licitação para construção de novos prédios que serão importantes para receber as demandas do Hospital enquanto durarem as intervenções.

A nova UBS do Perequê está em fase de finalização e a do bairro Itaquanduba está com as obras de ampliação avançadas. No bairro da Água Branca, a Prefeitura já finalizou o processo de licitação e a empresa vencedora já deu início às obras de ampliação da UBS e a região do alto da Barra Velha também deve ser contemplada com mais duas Unidades Básicas de Saúde até 2024. “Não sou o super-homem e tenho certeza que há muito mais por fazer, mas dentro das nossas possibilidades, não mediremos esforços para cumprir nossas propostas de governo e garantir qualidade de vida e bem-estar para a nossa cidade”, finalizou o prefeito.

By srneto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *