Marcello Veríssimo

Desde a última segunda-feira (2), as prefeituras das cidades da região têm informado o balanço da quantidade de lixo recolhida nas praias após os festejos de Réveillon. Ao todo foram 323 toneladas de lixo recolhidas em Caraguatatuba, Ilhabela e Ubatuba. São Sebastião foi a única cidade da região que não divulgou o total de lixo recolhido no Ano Novo.

De acordo com a prefeitura de Caraguatatuba, a quantidade de lixo recolhida na cidade foi de 210 toneladas nos dois primeiros dias de janeiro.

Em Ilhabela o volume foi de 13 toneladas de lixo, e em Ubatuba 101.

A prefeitura de Caraguá informou que a “Operação Virada”, liderada pela secretaria de Serviços Públicos, que disponibilizou 200 funcionários para executar o trabalho de ponta a ponta, começou às 4h da madrugada de domingo, dia 1º. Como sempre, o lixo ficou concentrado entre a faixa de areia e o calçadão na orla das praias.

O trabalho continua até o próximo dia 10 de janeiro, em esquema diário de limpeza, das
6h às 13h e é executado com o apoio de veículos como varredeiras mecânicas e caminhões.

10 caminhões – Em Ilhabela, a prefeitura informou que o trabalho foi realizado por 10 caminhões e quatro máquinas especialmente utilizadas para a operação. Além dos funcionários da limpeza pública, o trabalho contou com o apoio dos bolsistas do programa SOS Trabalho.

Assim como em Caraguá, na ilha o trabalho começou cedo às 6h do dia 1º de janeiro.

Ubatuba – Em Ubatuba, a limpeza ocorreu nas praias Grande, Maranduba, Enseada, Perequê-Açu, Cruzeiro, Itaguá e Itamambuca. O trabalho teve início às 2h do dia 1º de janeiro e seguiu até às 7h, segundo nota da prefeitura.

A força-tarefa envolveu 80 trabalhadores. Os resíduos foram encaminhados ao transbordo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *