Marcello Veríssimo

Nos últimos dois dias, a travessia de balsa entre São Sebastião e Ilhabela chamou atenção dos jornalistas por conta da demora para atravessar de um lado para o outro. A Rede Vanguarda, afiliada da TV Globo na região, repercutiu o assunto no seu telejornal do meio-dia nesta quinta-feira (5).

Mas foi na última quarta-feira (4) que os motoristas ficaram mais de cinco horas na fila de espera do lado de Ilhabela. A chuva também contribuiu para a lentidão do serviço mesmo com cinco balsas em operação. A balsa FB-25, que é a maior em operação com capacidade para aproximadamente 100 veículos, está em manutenção e deve retornar somente no mês de março.

Do lado do continente em São Sebastião, o tempo ultrapassou quatro horas. Pelas redes sociais, motoristas postaram fotos e vídeos que mostravam que a fila chegou ao bairro Vila Amélia pela região da rodoviária.

Para contornar os transtornos, a Prefeitura de São Sebastião mobilizou equipes de agentes do Detraf (Departamento de Tráfego) para organizar o trânsito.

O problema do excesso de veículos na travessia nesta época do ano é antigo e recorrente. A irreportagem do JDL esteve na área de embarque em São Sebastião durante os últimos dias de 2022 e conversou com motoristas e vendedores ambulantes.

Apesar das reclamações, diferentemente de anos anteriores, a reportagem constatou que os motoristas estavam conscientes da espera e tentavam exercitar a boa convivência.

A reportagem do JDL apurou que, até o início da tarde desta quinta-feira, o tempo de espera em São Sebastião foi de até três horas.

Lentidão – O Departamento Hidroviário, que opera a travessia, informou aos jornalistas
que a travessia de balsa apresentou lentidão devido a força da maré e as rajadas de vento que atingiram o Canal de São Sebastião nos últimos dias.

Como é de conhecimento geral, o mau tempo e a força do vento podem interromper o serviço.

O Departamento Hidroviário lembra que os usuários da travessia podem acompanhar as informações sobre o serviço pelo www.dh.sp.gov.br/travessia/ e também no Twitter: @dhtravessias e telefone: 0800 7733 711, além do aplicativo Travessias, que está disponível gratuitamente para os sistemas Android e IOS.

By srneto

One thought on “Tempo de espera na travessia de balsa gera caos no trânsito em São Sebastião e repercute na imprensa”
  1. Todo ano é a mesma história.Na temporada,sempre tem balsas quebradas,e continuam a usar algumas balsas muito velhas,inclusive umas de Santa Catarina,que são tracionadas por barcos acoplados a elas,muito estranhas.Creio que são alugadas,sem contar a balsa Valda, esta a mais antiga,que dizem,era usada na travessia Rio Niteroi ha muitas décadas.Duvido que o serviço seja deficitário financeiramente,então a velha pergunta:por quê não fazem balsas novas?E por quê até hoje,a atracação dos dois lados do Canal,não tem o sistema de gaveta,como no Guarujá?Finalmente,moradores de São Sebastião e Ilhabela deveria ter um desconto nas tarifas…mas nada acontece,e tudo segue como sempre.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *