Marcello Veríssimo
A Sabesp (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo), em Ubatuba, informou nesta segunda-feira (9) que realiza na cidade duas grandes obras que totalizam mais de R$ 46 milhões de investimento.
De acordo com a companhia, a primeira delas é a ampliação da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Itaguá, que está em fase final de montagem e início de testes, com previsão de entrega no começo de 2023. A outra é a de ampliação das redes coletoras da região central e das Estações Elevatórias de Esgoto (EEEs) Tamoios e Cristo, com previsão de conclusão até o final deste ano.
A Sabesp informou que essas obras garantirão a ampliação do atendimento com coleta de esgoto na região central de Ubatuba, beneficiando mais de 130 mil pessoas, contando os moradores e a população flutuante.
O superintendente da Unidade de Negócios da Sabesp no Litoral Norte, Rui Cesar Rodrigues Bueno, disse que as obras em Ubatuba são muito importantes para o município. “Vão beneficiar milhares de pessoas. O serviço de saneamento básico é fundamental para o desenvolvimento da região”.
Orientações aos moradores – A Sabesp também informou que atualmente existem equipes capacitadas para orientar a população, tanto sobre as obras, quanto a importância dos moradores se conectarem ao sistema de coleta e tratamento de esgoto, trabalho que deve ser intensificado este ano.
O gerente da Sabesp em Ubatuba, Josenilton Andrade, disse que trata-se de uma ação de informação e orientação que dá aos moradores conhecimento e transparência do trabalho desenvolvido pela estatal. “Dois grandes benefícios que o saneamento básico traz são: a valorização dos imóveis e a qualidade de vida”.
A companhia ressalta que, com as redes liberadas, a ligação de esgoto é gratuita. De acordo com a Sabesp, uma vez que o serviço esteja disponibilizado na região, a ligação é obrigatória conforme a lei municipal n. 2579, de 2004. “Assim, quem tem fossa no seu imóvel pode entrar em contato com a Sabesp para regularizar a ligação e se desfazer do sistema primário (fossa)”.