O fotógrafo Felipe Samurai, de Ilhabela, prepara uma nova exposição do projeto O Retrato da Comunidade, desta vez com moradores do bairro da Barra Velha. Conhecido por focar novamente seu olhar sensível e apurado sobre as questões comunitárias e socioculturais do arquipélago, a mostra traz ao público fotografias autorais das famílias da Barra Velha, moradores das comunidades da Coroa do Camarão, Buraco do Morcego, Buraco Fundo e Alto da Barra.

 

A nova fase do trabalho apresenta cinco exposições e a abertura ocorre no Espaço Cultural Pés no Chão no dia 28 de fevereiro, seguindo até 20 de abril em locais como Escola Ruth Cardoso, Escola Paulo Renato, Supermercado Colina e na “Subida do Morro é diferente”.

 

A entrada é franca e indicada para todos os públicos. A direção de produção é de Débora Bergamini e o projeto foi viabilizado por meio do edital de fomento à cultura, promovido pela Prefeitura.

 

Além da exposição, o projeto conta com galeria de fotos no site, assim como textos e registros audiovisuais produzidos pelo fotógrafo durante o processo de pesquisa, disponibilizados nas redes sociais. O material foi produzido pelo artista ao longo de três meses de inserções semanais no bairro.

 

A fotografia documental de Felipe Samurai já deu visibilidade aos moradores do Morro dos Mineiros no Itaquanduba, de 2019 a 2021 e gerou resultados profundos e emocionantes sobre o cotidiano da classe trabalhadora do bairro, com exposição ao ar livre na Fazenda Engenho D’Água.

 

 “É um trabalho de fotografia documental voltado para resgatar a história e valorizar a identidade da população residente em Ilhabela, resultando em material de valor documental e histórico, marco de valorização de parte relevante dos trabalhadores que ajudaram e ajudam a construir a cidade de Ilhabela e, quase nunca, têm sua memória e legado valorizados” aponta Samurai. “Tem o propósito de sensibilizar e apresentar ao público a importância da fotografia em nossas vidas, demonstrando a possibilidade de registrar fotograficamente a existência das transformações em nosso território, naturais ou proporcionadas pelas interações culturais”, finaliza.

 

Confira o Cronograma das Exposições                                  

Espaço Cultural Pés no Chão

De 28 de fevereiro a 07 de março

Rua Macapá, 72 – Barra Velha, Ilhabela – SP

 

Escola Prof.ª Drª Ruth Correia Leite Cardoso

De 9 de março a 16 de março

Rua Gerson Peres de Araújo, 331 – Barra Velha, Ilhabela – SP

 

Escola Paulo Renato Costa Souza

16 de março a 23 de março

Estr. do Camarão, 455 – Barra Velha, Ilhabela – SP

 

Supermercado Colina

23 de março a 06 de abril

Rua dos Carijós, 125 – Barra Velha, Ilhabela – SP

 

Subida do Morro

08/04 até 20/04

Rua Virgilio Basilio da Silva, 122 – Zabumba, Ilhabela – SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *