Marcello Veríssimo

O Instituto Federal de São Paulo, em Caraguatatuba, está com inscrições abertas até o próximo dia 25 de janeiro para o Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos, o Proeja. São 40 vagas para o curso voltado a jovens e adultos que não concluíram o Ensino Médio e desejam retomar os estudos.

O curso tem duração de três anos e é realizado no período noturno, oferecendo simultaneamente diploma de ensino médio e de técnico em administração. O IF informou que não é necessário fazer prova. O preenchimento das vagas será realizado por ordem de chegada, desde que o candidato esteja com os documentos corretos.

A consultora de vendas Daniela da Costa Rocha, 46 anos, disse que o curso promoveu uma mudança de mentalidade em sua vida. “Hoje, eu tenho perspectivas de coisa maiores: me vejo numa graduação, não consigo me ver sem estudo”, disse ela, que concluiu o curso no fim do ano passado.

O pedreiro azulejista Gilson Alves, 53 anos, colega de Daniela, relembra com alegria sua passagem pelo Proeja. “Fiquei quase 25 anos sem estudar. Não foi fácil retomar, mas com a ajuda dos professores e um ajudando o outro na sala de aula conseguimos concluir o Ensino Médio”, disse ele, que considera a conclusão dos estudos a vitória e, motivado, agora se prepara para o curso técnico em edificações.

A auxiliar de limpeza Vera Lúcia Leal, 50 anos, destaca a importância do apoio dos colegas de estudo nesta etapa da sua vida. “Os colegas deram uma grande ajuda emocional”. “O PROEJA para mim foi um achado muito importante, em um momento em que a gente tem uma certa idade e muito pouco tempo para estudar.”

Mais informações e esclarecimentos podem ser obtidos pelo telefone (12) 3885-2130, e-mail cre.car@ifsp.edu.br e também presencialmente na sede do campus que fica na avenida Bahia, 1.739, no bairro Indaiá, de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h.

Confira os documentos necessários para efetuar a sua inscrição:

– Original e cópia do RG e CPF ou outro documento de identidade oficial com foto;

– Original e cópia do Histórico Escolar do Ensino Fundamental ou certificado de conclusão do ensino fundamental;

– Original e cópia de comprovante de endereço com menos de três meses de emissão (pode ser conta de água, de energia, de internet, de fatura de cartão de crédito ou de correspondência do banco);

– Original e cópia de documentos de quitação com o Serviço Militar (apenas para homens com idade até 45 anos);

– Título Eleitoral e Comprovante de votação da última eleição ou certidão de quitação eleitoral (para pessoas com idade até 60 anos).

Acesse o edital completo:

https://ifspcaraguatatuba.edu.br/index.php?option=com_phocadownload&view=category&id=360:edital-n-112-2022-drg-car-ifsp-processo-seletivo-proeja-2023-1&Itemid=749 .

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *