Marcello Veríssimo
A beleza natural de Ilhabela encanta aos olhos de quem vê. Não importa se é a primeira vez que você chega ou se é um habitué do arquipélago, basta olhar com os olhos para sempre se surpreender com um dos centenas de encantos por cada canto da ilha.
Um destes pequenos pedaços de paraíso, a belíssima Praia do Oscar, fica apenas a 3,5 km da saída do atracadouro das balsas, entre o Piúva, a Praia das Pedras Miúdas e mais adiante a Praia do Portinho.
Basta seguir pela rodovia SP-131 e admirar o visual. Após o santuário da Ilha das Cabras, a Praia do Oscar fica aproximadamente 3 km à frente. Para estacionar o carro basta procurar uma vaga no trecho à beira da praia.
Ao descer por uma rampa de fácil acesso, a impressão que se tem quando chegamos a praia é que o tempo parou onde predominam só o barulho do vento e do mar. A Praia do Oscar tem uma pequena faixa de areia de apenas 50 metros, cercada por pedras na areia e um grande costão rochoso. “O mar é maravilhoso, cristalino, tem ondas leves e a água do mar não é gelada”, disse a turista Ana Clara Queiroz, que sentiu falta apenas de mais infraestrutura como duchas e banheiros por perto.
A turista Rafaela Apollo, que mora em São Paulo, alerta que é melhor se prevenir contra os borrachudos. “Tem muitos, mas um bom repelente ajuda”.
Os caiçaras de Ilhabela dizem que a praia é um “refúgio escondido” na costeira. De acordo com eles, não é tão conhecida por turistas sendo mais frequentada por moradores da ilha, sendo um local de opção para quem deseja tranquilidade longe do agito das praias badaladas do lado Sul do arquipélago, como a Praia do Curral.