Marcello Veríssimo
Um vilarejo onde parece que o tempo anda devagar sem prestar atenção nos segundos do relógio. Essa é a impressão que se tem ao chegar na praia do Portinho, ao sul de Ilhabela, uma praia que une infraestrutura de comércios e serviços, uma pequena faixa de areia, duchas, além de uma charmosa igrejinha, grandes árvores e do lado oposto da praia o bairro residencial, além de outras surpresas que só frequentando a praia para descobrir.
A Praia do Portinho, fica entre a Praia do Oscar e a Praia da Feiticeira, cerca de 4km do atracadouro das balsas seguindo pela rodovia no sentido sul do arquipélago. Passando pela Praia das Pedras Miúdas, são apenas 2km até chegar lá.
São apenas 60 metros de faixa de areia que, nesta época do ano, ficam lotados de turistas, que aproveitam as mesas dos quiosques para descansar e aproveitar a grande atração da praia: o mar.
A praia do Portinho é uma das primeiras do Sul de Ilhabela e integra o Santuário Ecológico Submarino da Ilha das Cabras, que também atrai os apaixonados por mergulho submarino para conferir de perto as diversas espécies de peixes e outros animais marinhos que vivem ali, entre eles as tartarugas marinhas.
Apesar de ser uma praia com correnteza e repuxo, a maré não chega a ser perigosa, mas é preciso atenção. A visibilidade chega até 10 metros.
Não é permitido caçar ou pescar, pois a praia é protegida dentro do santuário da Ilha das Cabras.
Principalmente durante o verão, o conhecido Pier do Portinho também acaba servindo de trampolim para quem gosta de pular no mar, além de servir de ponto de encontro, geralmente no período da noite, para os moradores do bairro, além de ser um ótimo lugar para ver o Pôr-do-Sol. “Que lugar lindo! Uma vista maravilhosa, água cristalina, tem um mini parquinho, muito legal pra um passeio com as crianças, a praia conta com uma boa infraestrutura”, elogiou a turista Amanda Rocha.
De acordo com a Prefeitura de Ilhabela, a praia recebeu esse nome por oferecer um porto bem abrigado às embarcações que chegavam ao local. Os moradores do bairro também dizem que na praia se encontra o melhor ponto de embarque e desembarque do sul da Ilha. “Não se sabe ao certo quando começou a ocupação da Praia do Portinho e dos morros adjacentes, mas já no princípio do século XX passou a funcionar no local um Engenho de Cachaça, responsável por empregar grande parte da população local”.
A prefeitura informou que o engenho funcionou até a década de 30 e foi desativado, mas suas ruínas ainda permanecem preservadas e representam parte do rico patrimônio histórico de Ilhabela. “É uma praia lindíssima. Da para sentar e ficar horas admirando a natureza, vendo esse sol maravilhoso e ouvindo o barulho do mar. Esqueci do mundo por um tempo, já quero voltar”, afirmou a turista Dina Belli.