A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Diretoria de Atenção Básica da Secretaria de Saúde (SESAU) e da Fundação de Saúde Pública (FSPSS), em parceria com o Programa São Sebastião pela Primeiríssima Infância, lançou, esta semana, as novas versões da Caderneta da Gestante, que ganhou o nome de “Mãe Sebastianense”, para acompanhamento do pré-natal e da saúde da gestante; e da Caderneta Hiperdia, para acompanhamento de pacientes hipertensos e diabéticos.

A presidente do Comitê Gestor de Primeiríssima Infância, Priscila Magalhães, explica que São Sebastião dá um salto de qualidade no pré-natal com a elaboração do novo instrumento. “A caderneta da gestante permite ao profissional de saúde anotar todos os dados do pré-natal, como registro das consultas, exames e vacinas”, diz. “Mais uma vez, a gestão municipal demonstra preocupação com as políticas públicas voltadas à Primeiríssima Infância e entregam um material de responsabilidade do Governo Federal que desde 2019 não é enviado aos municípios.”

A nova caderneta de controle do “Hiperdia” foi elaborada com o objetivo de permitir um melhor controle do tratamento das pessoas hipertensas e diabéticas. Foram incluídos novos campos para anotações dos valores de Glicemia (açúcar no sangue) em diversos momentos do dia, permitindo um melhor detalhamento da eficácia do tratamento, cuidados com alimentação e evolução das consultas.

Para o Diretor de Atenção Básica, Paulo Henrique Ribeiro Santana, os dois instrumentos irão auxiliar as equipes das Unidades de Saúde da Família (USFs) do município, melhorando, ainda mais, a qualidade da assistência ofertada.

By srneto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *