A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Fundação Educacional e Cultural “Deodato Sant’Anna” (Fundass), inaugura, nesta quinta-feira (19), às 19h, a obra de reforma e restauro da Casa Severino Ferraz, no Centro Histórico do município.

O projeto, com aprovação pelo CONDEPHAAT – Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico, tem o objetivo de valorizar e salvaguardar mais um equipamento histórico de grande valor cultural, artístico e arquitetônico mantido pela Fundass, enaltecendo a cultura sebastianense e investindo na preservação da memória caiçara.

Com investimentos de aproximadamente R$ 1,1 milhão, o local possui sete salas de exposição totalmente climatizadas, que vão abrigar o acervo da exposição com obras de Arte Sacra em Barro tradicionais do século XVII; além da exposição sobre a Casa Severino Ferraz, sua história e os modos de vida da época que a casa era habitada.

A “Casa Severino Ferraz” é uma residência construída no final do século XVIII, localizada em quadra tombada pelo CONDEPHAAT e recebeu esse nome por aqui ter vivido em meados do Século XX a família do senhor Severino, figura proeminente na cidade, dono do cartório. No decorrer dos anos, passou por algumas reformas, porém ainda encontra-se com muitos elementos originais, proporcionando a leitura da residência do século XVIII.

De acordo com pesquisa feita pelo Setor de Patrimônio Histórico e Museus do município, antigos moradores da cidade relatam que a Casa foi palco de diversos saraus e apresentações artísticas, na década de 50.

O espaço está localizado na Rua Expedicionários Brasileiros, nº 247, no Centro Histórico.

 

#PraTodosVerem: arte gráfica com dados sobre a inauguração da obra de reforma e restauro da Casa Severino Ferraz. Fim da descrição.

 

By srneto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *