Marcello Veríssimo
A Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) divulgou nesta quinta-feira (19) o boletim semanal de balneabilidade das praias paulistas. Nesta semana, de acordo com a companhia, dos quatro municípios do Litoral Norte apenas Ubatuba está com três praias vetadas para o banho de mar.
Caraguatatuba, São Sebastião e Ilhabela estão com todas sinalizadas com a bandeira verde da Cetesb, ou seja, liberadas para banho.
Em Ubatuba, as praias impróprias estão sinalizadas com as bandeiras vermelhas em suas orlas, ao contrário das praias próprias para os banhistas, que são sinalizadas com a bandeira verde.
Em Ubatuba, as praias que seguem impróprias são Itaguá, Pereque-Mirim e a praia do Rio Itamambuca.
A classificação das praias da Cetesb é feita com base na densidade de bactérias fecais encontradas no mar. De acordo com a companhia, uma praia é considerada imprópria quando são identificados números maiores a 100 unidades de colônias de bactérias a cada 100 mililitros de água. Se as amostras não se mostraram, no mínimo, com 80% de um índice satisfatório, a praia é considerada inapta até os índices melhorarem.
De acordo com a companhia, ao ignorar a sinalização, o banhista deve estar ciente que pode ser contaminado com bactérias, vírus e até mesmo protozoários. Algumas das doenças que podem acometer quem entrar no mar impróprio para o banho são gastroenterite, hepatite A, cólera, febre tifóide, entre outras. Além disso, pode gerar enjoos, dores de cabeça, febre, diarreia e dores de estômago.