Marcello Veríssimo

Eleita a “praia família” em Ilhabela, a Praia do Julião, também chamada de prainha, é um oásis de águas claras e calmas ao sul do arquipélago que fica lotada de famílias, principalmente com crianças e cachorros durante os meses das férias de verão. Os caiçaras nativos dizem que a fama do Julião se deve justamente ao fato de ser uma praia de maré mansa, sem correnteza e plana. “Os pais podem ficar tranquilos e deixar as crianças se divertirem seja na areia ou seja na água”.

Com areia clara e cercada de pedras submersas, à beira mar se formam pequenas piscinas naturais que reúnem cardumes de peixes que tornam a experiência das crianças ainda mais agradável com mergulho utilizando máscara e snorkel.

A reportagem do JDL esteve na Praia do Julião nesta quinta-feira (19) e percorreu a extensão de aproximadamente 400 metros pela faixa de areia. No caminho, diversas opções de quiosques e vendedores ambulantes vendendo desde churrasquinho e queijo coalho até Açaí, além de um restaurante.

Para chegar lá, saindo de carro da balsa na direção sul basta seguir por aproximadamente 6 km. A Praia do Julião faz parte do rol das praias mais bonitas do sul da Ilha e fica entre as praias da Feiticeira e Grande.

A reportagem percorreu esse caminho visitando a Praia do Portinho, a Praia do Sérgio e a Feiticeira até chegar no Julião. Saindo da avenida Riachuelo entre na Alameda João Leite Julião dos Santos e desça a pé por um trilha cimentada, com corrimão e cercada por árvores. Na região, há um pequeno estacionamento para os carros.

Mas para quem não está de carro, em frente a Praia do Julião existe um ponto de ônibus nas linhas que circulam pelo sul e também é possível ir de bicicleta para evitar o trânsito congestionado nesta época do ano.

Além da fama de praia calma, a Julião se destaca pela facilidade que proporciona para praticar esportes aquáticos e passeios como o Stand Up Paddle e caiaque, por exemplo, garantindo diversão durante todo o dia até o pôr do sol. “A praia é agradável e com pôr do sol incrível
O acesso é ótimo, água limpinha, dá para ver os peixes, quase sem ondas, excelente opção para a família”, disse a turista Juliana Franco, de São Paulo.

Como ficam bem próximas uma das outras, do lado esquerdo da praia do Julião existe uma trilha in natura com aproximadamente 50 metros que leva a Praia Grande.

Praia Grande – Com aproximadamente 600 metros de extensão em sua faixa de areia, a Praia Grande, como o próprio nome diz, é considerada a maior praia da região sul do arquipélago. Mas não é só isso, a “Big Beach” é também uma junção entre o que existe de moderno com as tradições caiçaras. É na Praia Grande que fica a Igreja de São Benedito.

Com uma infraestrutura completa, a praia oferece conforto e serviço de praia com direito a banheiros, ducha de água doce e estacionamento público. “A praia mais linda de toda a ilha. Quiosques maravilhosos, paisagem exuberante, atividades na água, eu amei!”, disse a turista Mirian Apolinário.

E a turista tem razão. Pela faixa de areia, a praia possui dois quiosques e restaurantes em frente ao mar com diversas opções de pratos, porções e bebidas no canto esquerdo da praia.

No canto esquerdo, também existe um píer de madeira que dá suporte às embarcações que estão disponíveis aos turistas que desejam passear pela ilha. De acordo com os caiçaras, o local também é um atrativo aos pescadores e aos adeptos dos saltos para mergulho.

Para Cristiane Marques, a infraestrutura é um dos pontos positivos da Praia Grande. “Lindo o lugar, tranquilo, bem família. Tem banheiro público e ducha para tirar água salgada do corpo”.

By srneto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *