Marcello Veríssimo
O vídeo que circula nos grupos de mensagem de um tubarão mandando em uma praia que seria em Ubatuba, não é real. O peixe apareceu na Praia da Vila, em Saquarema, na região dos Lagos, no Rio de Janeiro. Além de Ubatuba, a reportagem também recebeu relatos sobre o mesmo vídeo dizendo que o tubarão apareceu na praia de Itapuã, na Bahia.
A reportagem do JDL recebeu o vídeo no final da tarde desta quinta-feira (19) e consultou fontes do Instituto Argonauta para saber a veracidade do vídeo. Mas o objetivo do compartilhamento é causar pânico aos banhistas nas praias da região em pleno ápice do verão.
De acordo com o Argonauta, o tubarão apareceu no dia 28 de janeiro do ano passado e foi visto por banhistas que se assustaram com a imponência do animal. À época, a imprensa veiculou que não existiam informações sobre qual seria a espécie do tubarão e nem os motivos dele ter aparecido tão próximo da faixa de areia.
O tubarão foi visto nadando entre a Praia do Boqueirão e a Praia da Vila, por volta das 10h30 daquele 28 de janeiro.
De acordo com o GBMar de Saquarema, às 12h50, o tubarão já tinha saído da área do município, indo em direção ao distrito de Praia Seca, em Araruama.
O tubarão não aparentava estar machucado e tinha cerca de 2 metros comprimento.