Marcello Veríssimo

O Grupamento de Bombeiros, em Caraguatatuba, realizou no final da semana passada um treinamento no Rio do Ouro, na região oeste do município. A simulação envolveu o resgate de pessoas ilhadas em caso de enchentes e tempestades.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, a iniciativa faz parte da Operação Enchente, que tem por objetivo o atendimento em caso de cheias do rio e em outros pontos do Litoral Norte.

Além da simulação, os bombeiros fizeram a montagem do sistema Ferring Boat, uma técnica que envolve lançamento de sacola de arremesso e procedimentos de remo.

A corporação informou que o Rio do Ouro foi escolhido devido à forte correnteza, que auxilia na simulação encontrada durante uma ocorrência real. De acordo com o comando, todos os bombeiros devem estar preparados para atender a estes chamados, já que as chuvas fazem vítimas todos os anos na região.

A preocupação é que durante o verão, os casos de alagamentos aumentam e a corporação quer estar preparada para atender esse tipo de ocorrência.

O Corpo de Bombeiros informou que, em geral, as altas temperaturas são o principal fator de chuvas intensas, que podem causar enchentes, inundações e destruição nas cidades.

O Corpo de Bombeiros acompanha diariamente
a previsão do tempo, juntamente às equipes de monitoramento da Defesa Civil, e esse tipo de treinamento ajuda a preparar os oficiais para atuar nas situações mais adversas, utilizando técnica e zelando sempre pela segurança.

A orientação do Corpo de Bombeiros em casos de enchente e alagamentos é evitar andar por ruas alagadas; manter-se longe da rede elétrica; não se aventurar e enfrentar correntezas, inclusive de carro; ficar em lugar seguro; se for necessário andar pela enchente, ande próximo a muros; se houver raios, sempre ter cuidado em áreas abertas como estacionamentos, praias e campos de futebol.

A orientação é que, caso esteja na praia, rio, lago ou até mesmo piscina saia imediatamente. O telefone de emergências é o 193.

By srneto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *