Marcello Veríssimo

A 5ª Companhia de Polícia Militar Ambiental Marítima do 3°BPAmb, informou na manhã deste sábado (21) que continua as buscas ao veleiro Sufoco e ao seu condutor, o empresário Edison Gloeden, 66, conhecido por Alemão, que está desaparecido desde o dia 15 de janeiro. Gloeden teria saído por volta das 14h30 da sede do Clube de Regatas Santista, em Santos, para iniciar uma navegação de testes no piloto automático do barco, mas não retornou e não fez contato com seis familiares que também não conseguiram mais contato com ele.

De acordo com a polícia, desde então começou uma operação por todo o Litoral Paulista, utilizando o efetivo dos três pelotões marítimos, de Ubatuba, Guarujá e Cananéia, com média de 12 policiais por turno, todos os dias. O esquema de buscas é feito em regime de revezamento de patrulhas, por lanchas-patrulha da Polícia Militar Ambiental, além de outras equipes providenciando meios, logística e informações a todo o momento, em prol de um desfecho positivo para a missão.

Desaparecimento – No dia do desaparecimento, a polícia informou que uma forte tempestade com raios atingiu várias cidades da região no período da tarde. As equipes já percorreram toda a costeira, desde a divisa com o Rio de Janeiro até a divisa com o Paraná.

O trajeto percorrido inclui dezenas de ilhas e lajes como o Parque Estadual Marinho Laje de Santos, que fica a 42 quilômetros de costa e demais locais que poderiam servir de abrigo para Edison.

A Polícia Militar Ambiental informou que tem recebido relatos de que o veleiro Sufoco havia sido visto em Ubatuba, mas nada foi comprovado após uma varredura na região. Também receberam informação que a embarcação estava em Balneário Camboriú, Santa Catarina, mas após contato com marinas, clubes náuticos, navegadores e órgãos de fiscalização local, a pista foi descartada.

Buscas – As buscas pelo paradeiro de Alemão continuaram durante o fim de semana. De acordo com a polícia, são muitas pistas que chegam a todo o momento e exigem um trabalho minucioso de verificação para não serem levados por informações falsas.

As equipes seguem empenhadas também fazendo contato com outros outros Estados e demais apoios o que resultou em uma grande rede de informações com o objetivo de facilitar as informações e cobrir todo o meio aquático, envolvendo a Marinha do Brasil, Força Aérea Brasileira, Polícia Militar do Estado de São Paulo, através da 5ª Cia PAmb Mar do 3º BPAmb e do GBMar, além de outros órgãos, juntamente com dezenas de velejadores e outros navegadores, pescadores, entusiastas do mar, pesquisadores, clubes, marinas náuticas, e demais pessoas que estão na água com o mesmo propósito de encontrar o velejador.

A Polícia Ambiental orienta que qualquer informação, pode ser repassada para os pelotões mais próximos. Confira os telefones:

Litoral Norte 12 3842-0123 / 12 3842-0355

Litoral Centro 13 3348-4774 / 13 3348-4773

Litoral Sul 13 3853-5750

By srneto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *