A Prefeitura de Ilhabela reabre ao turismo um dos principais atrativos naturais da cidade, a Cachoeira do Gato, uma das maiores cachoeiras da ilha, com queda d’água de aproximadamente 40 metros de altura em meio à paisagem formada pela Mata Atlântica (Bioma) e pela Praia dos Castelhanos.

 

“Além de reabrir a cachoeira, estamos reativando um verdadeiro complexo de ecoturismo no Canto do Gato, proporcionando infraestrutura e serviços para turistas e moradores locais. A retomada da atividade turística vai beneficiar agências de passeios, guias e monitores, a gastronomia, o turismo de base comunitária e o artesanato local, gerando assim mais empregos e renda na comunidade”, destaca o prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci.

 

A visitação à Cachoeira do Gato foi suspensa em 2017 a pedido da Comunidade do Ribeirão, pois a captação de água que abastecia cerca de 18 famílias locais estava abaixo do ponto de banho do atrativo. O Prefeito Toninho Colucci assumiu o compromisso de somente reabrir a cachoeira ao turismo após resolver o conflito, que foi solucionado com a alteração do ponto de captação de água e um novo sistema de distribuição aos moradores.

 

Foram realizadas ainda diversas melhorias na infraestrutura turística. A trilha, com cerca de dois quilômetros, foi toda reestruturada com corrimãos e escadarias em eucalipto tratado e ganhou uma guarita com serviço de orientação aos visitantes equipada com banheiros e ducha, além de um novo acesso ao Poço do Gordo.  O Mirante do Francês, que permite uma bela visão da Praia dos Castelhanos e da Mata Atlântica, também foi refeito. Na base da cachoeira, o deck de contemplação da queda foi refeito em metal para dar mais segurança aos visitantes e a ponte pênsil em eucalipto que havia caído com a cheia do rio foi reconstruída.

 

O secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Harry Finger, reforça que “foi realizado um trabalho de forma sustentável e em conjunto com as secretarias de Obras e Planejamento Urbano e a de Comunidades Tradicionais, Pesca e Agricultura, que acompanhou as demandas dos moradores. A estruturação da trilha evitará que o visitante passe por dentro da comunidade, mantendo a privacidade das pessoas que moram no Canto do Ribeirão e proporcionando ao turista um caminho seguro e em contato com a Mata Atlântica. Estas ações beneficiam a economia, a sociedade e o meio ambiente, com a promoção do desenvolvimento local”.

 

A Trilha da Cachoeira do Gato tem início no canto esquerdo da Praia dos Castelhanos e os passeios podem ser agendados com as agências de receptivos da cidade ou por meio do projeto local de Turismo de Base Comunitária. Mais informações em www.turismoilhabela.com.

By srneto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *