A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Obras (SEO), informa que está em andamento a obra de estabilização de encosta no Km 178,10 da SP 055 (BR 101), na altura do Morro do Esquimó, em Juquehy, costa sul do município.

Estão em execução, nesse momento, os serviços de retaludamento, solo cimento ensacado e Dreno Horizontal Profundo (DHP). Apesar dos períodos de descontinuidade na execução dos serviços em virtude do alto índice pluviométrico na região, já foram executados 64% da obra, que tem a entrega prevista para o final de março.

A obra, realizada pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER) do Estado de São Paulo, foi contratada pelo valor de R$ 936.234,55, por meio do processo licitatório, na modalidade tomada de preços, n.º 053/2022.

O Morro do Esquimó é composto por deposito de tálus, um tipo de solo muito instável que sofre movimentações mesmo sem ocorrência de chuvas. Estudos do DER constataram que a movimentação do morro é de 60 centímetros por ano sem considerar a ação da chuva; quando considerada, a evolução é ainda maior.

Há uma fenda enorme no topo do morro, por onde a água da chuva entra e infiltra na parte de baixo do talude, chegando ao asfalto.

O local tem vários históricos de deslizamentos de terra; quedas de muros e rachaduras em paredes de residências; invasão da rodovia pelo morro, que avançou sobre o acostamento, que não existe mais.

Existem atualmente mais de 30 famílias instaladas no Morro do Esquimó, e já foram removidas outras 20 no decorrer dos anos.

By srneto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *