A Prefeitura de Ilhabela segue com obras de drenagem em pontos críticos para incidência de alagamentos. Em alguns locais os moradores já conseguem notar a melhoria, como é o caso da região do Reino e Água Branca, onde estão sendo implantadas aduelas de 2,5 por 2,5 metros sob a Rua Crispim Dias Pinto para aumentar o escoamento de águas pluviais. Mesmo sem estar finalizado, o sistema conseguiu absorver a enxurrada gerada com a forte chuva que caiu na cidade nas tardes de segunda e terça-feira (23 e 24/1).

As intervenções no local são resultado do estudo hidrológico realizado pela Secretaria de Obras e Planejamento Urbano e integram os investimentos em saneamento básico realizados pela Prefeitura. “Estamos avançando com as obras de saneamento e a drenagem integra esse processo. A Prefeitura está fazendo a sua parte e se a população fizer a contrapartida não jogando lixo e entulho nos córregos e rios, o resultado será a diminuição das ocorrências de alagamento”, avalia o prefeito Toninho Colucci.

Nesta quarta-feira, 25, o secretário de Obras e Planejamento Urbano, Flávio Miranda, esteve em vistoria no local e conversou com moradores, que atestaram o resultado positivo dos trabalhos. “Mesmo com o alto volume de água e sem estar concluída, a obra já mostra que estamos no caminho certo. A drenagem executada agora tem vazão cinco vezes maior que a existente e velocidade de escoamento três vezes mais rápida”, explica.

O investimento é de R$ 3,2 milhões e a previsão de conclusão dos trabalhos de drenagem é até o fim do mês. A pavimentação deve ser concluída em fevereiro.

Perequê

Também avançam as obras de drenagem na região do Perequê e Jardim Éden, que por estarem no nível do mar registram ocorrências de alagamento em dias de chuva intensa e maré alta. O investimento previsto é de R$ 17 milhões.  No local estão sendo implantadas redes em polietileno de alta densidade (PEAD), que necessitam de uma declividade menor para o escoamento e um reservatório de retenção e bombeamento, para que as águas pluviais possam escoar melhor, mais rápido e desaguem no mar mesmo com a maré cheia. A intervenção, além de escoar a água da chuva, também deve evitar que a água do mar invada a região em dias de maré alta, principalmente na região da Avenida São João.

By srneto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *