Marcello Veríssimo

Uma inimiga sorrateira. As correntes de retorno marítimas são responsáveis pela maioria dos afogamentos nas praias do Litoral Norte. De acordo com o GBMar (Grupamento de Bombeiros Marítimos) 80% dos salvamentos realizados começaram em uma corrente de retorno.

A correnteza é o retorno do fluxo do mar, que em razão da força gravitacional, acabam levando o que estiver pela frente e colocando em risco a vida das pessoas durante o banho de mar.

O comandante do GBMar (Grupamento de Bombeiros Marítimos ) do Litoral Norte, capitão João Batista Rapacci, explica que a corrente de retorno é responsável por 80% dos salvamentos de banhistas feitos no mundo. Ele disse que nas praias elas estão nas áreas onde estão colocadas a maioria das placas de sinalização de perigo.

De acordo com o comandante, a maior parte dos banhistas desconhece esse perigo. “Por isso, o banhista ao chegar em uma praia deve procurar os guarda-vidas para pedir orientação sobre os riscos oferecidos pelo mar do local. É difícil para um banhista identificar uma corrente de retorno”.

O GBMar alerta que o ideal antes de entrar no mar, principalmente, em uma praia desconhecida, é procurar sempre saber as condições do mar com os guarda-vidas. Nas praias conhecidas como “praias de tombo” a orientação é evitar o banho de mar pois essas praias oferecem grandes riscos para idosos e crianças.

Na última sexta-feira (27), um turista de Salto do Pirapora, no interior de São Paulo, morreu afogado após cair em uma corrente de retorno na praia de Ubatumirim, na região norte de Ubatuba para tentar ajudar a sobrinha que estava se afogando e não conseguia retornar para o raso.

O JDL mostrou esse caso na última sexta-feira.

By srneto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *