Marcello Veríssimo
A série “Onde está meu Coração”, que estreou nesta terça-feira (31), na Rede Globo, alerta para os horrores da dependência química e reconhece a atuação dos grupos de mútua ajuda como um tratamento viável de recuperação desta doença.
A série vai ao ar toda terça-feira depois do Big Brother Brasil e foi escrita por George Moura e Sergio Goldenberg. A direção artística de Luisa Lima, com supervisão artística de José Luiz Villamarim.
Com muita sensibilidade e uma interpretação brilhante da atriz Leticia Colin, a série escrita originalmente para o serviço de streaming Globo Play, narra o mergulho vertiginoso da médica de classe média alta no mundo da dependência química. “Essa série me trouxe muitos desafios e muitas alegrias. Sempre sonhei em interpretar uma personagem tão densa e com uma história de renascimento tão forte. Pra mim, falar de adicção química era um dever cívico como atriz. Chegar próximo desses temas, mergulhar neles e fazer as pessoas baixarem um pouco a guarda olhando pra essa questão com menos preconceito, com menos hipocrisia e com mais maturidade”, disse a atriz aos jornalistas.
Durante os episódios, a obra mostra o impacto da doença da dependência química nas relações afetivas e familiares que envolvem a protagonista, além de lançar luz a um problema de saúde pública, que precisa ter seu tratamento incentivado e o debate ampliado.
A série reconhece o trabalho de organização sem fins lucrativos Narcóticos Anônimos (N.A) como um programa viável de recuperação da dependência química. Em cooperação com a organização, ao final de cada um dos episódios, a série é encerrada com uma tela de informação
direcionando os telespectadores que conhecerem alguém ou estiverem passando por esse problema a buscar ajuda.
De acordo com a Rede Globo, a iniciativa está alinhada com o compromisso da emissora, de produção e distribuição de conteúdos que contribuem para o desenvolvimento da sociedade.
Narcóticos Anônimos – Narcóticos Anônimos é uma irmandade sem fins lucrativos formada por pessoas para quem as drogas se tornaram um problema maior. Não temos taxas, nem matrículas e o único requisito para ser membro é o desejo de parar de usar drogas. Com grupos distribuídos em todas as regiões do Brasil, milhares de pessoas participam diariamente das reuniões abertas ao público e fechadas só para membros. Além dos encontros presenciais, existem reuniões online.
Mais informações podem ser obtidas no site www.na.org.br ou pelos telefones: 21 2533-5015 (Rio de Janeiro), 3003-5222 (outras regiões) e 132 (nacional).
Confira os locais de reunião no Litoral Norte:
Ilhabela – Rua Antônio Lisboa Alves S/N, Entrada Lateral pelo estacionamento da igreja, Centro/Vila.
Caraguatatuba – Rua Maximiliano Coelho Neto, nº 100, Travessão, referência: CIASE
Rua Jorge Burihan, nº 30, Jardim Jaqueira, Centro, referência: CIAPE.
Rua São Miguel, nº 1382 sala 2, Morro do Algodão, referência: próximo ao Supermercado Cruzeiro.
Rua do Eixo, nº 940, Ubatuba, Maranduba, referência: igreja, em frente ao açougue.
São Sebastião – Rua Nossa Senhora da Paz, nº38, centro, referência: Casa da Associação de Amparo à Mulher Sebastianense (AAMS).
Ubatuba – Rua Paraná, nº 257, centro, referência: próximo ao tubão, Casa dos Conselhos.
Veja teaser da atuação da atriz Letícia Colin na série “Onde Está Meu Coração”: