Marcello Veríssimo
Pelos próximos dias até o início oficial do Carnaval no dia 17 eles são as maiores referências da folia pelos quatro cantos do país. O Rei Momo, a Rainha do Carnaval e sua princesa são os representantes oficiais da festa e tem agenda de compromissos, visita as quadras das escolas de samba, entrevistas e fotos com os súditos antes de ocupar a passarela do samba na avenida.
Em Ilhabela, a escolha da Corte de Momo aconteceu no dia 21 de janeiro no Centro Cultural da Vila juntamente com a apresentação dos samba de enredo das agremiações para o carnaval deste ano.
Os vencedores escolhidos pelos jurados foram Fabricio Mendes para Rei Momo e Thamires Ferreira, a Tata, como a nova Rainha do Carnaval, ambos representantes da escola de samba Acadêmicos Leões do Ita, a atual campeã do carnaval do arquipélago.
A princesa escolhida para este ano foi Keroly Assunção, da Mocidade Independente de Ilhabela.
Pela tradição, a Corte Momesca governa a cidade durante os festejos de Carnaval. Simbolicamente, o prefeito entrega as chaves da cidade para o Rei Momo e a partir do momento quem governa a cidade é o rei.
Em Ilhabela, neste ano, a entrega das chaves está marcada para o dia 10 de fevereiro, sexta-feira, já que a folia do arquipélago começa um fim de semana antes.
A Corte Momesca participa de diversas atividades sob o comando da Liga das Entidades Carnavalescas de Ilhabela (Leci) e no dia dos desfiles das escolas de samba e blocos de embalo, abre a apresentação de cada uma das agremiações.
A reportagem do JDL acompanhou um dos compromissos carnavalescos da corte durante visita ao ensaio da escola de samba Unidos do Garrafão, no Campo do Galera, no Perequê, região central do arquipélago, na noite desta quinta-feira (2). “Minha primeira vez como princesa do Carnaval. É uma coisa muito boa!”, comemora a jovem princesa Keroly, de 22 anos.
Ela conta que está preparada para a maratona do Carnaval. “Eu sempre fiz muito esporte, parei por causa da faculdade, mas fazia aula de tênis, futebol de campo, já fiz futsal, fiz um pouco de balé, mas quando comecei minha faculdade passei a fazer exercício só em casa, e às vezes corria, quando dava, perto da minha casa tem um espaço maravilhoso para correr e pedalar”.
O Rei Momo, Fabrício Mendes, 34, reúne os quesitos necessários para o cargo. Simpático, ele disse ao JDL que também faz sua estreia na corte do Carnaval de Ilhabela. “É minha primeira vez. Ano passado todo mundo queria que eu fosse, mas achei melhor deixar para esse ano e graças a Deus consegui”, ele comemora.
Mendes disse que sempre gostou de Carnaval e adora a festa. “Quem me conhece sabe que eu gosto de ver gente, de abraçar e a simpatia e alegria são minhas principais características, talvez o que eu tenha conquistado os jurados e o público de Ilhabela é que eu sou assim não é pelo fato de ser rei”, ele disse.
A Leci (Liga das Entidades Carnavalescas de Ilhabela) informou que até o início oficial do Carnaval a corte deve continuar a visitar as quadras das escolas de samba e também devem participar de um workshop de passistas e de percussão na próxima terça-feira (7) com a presença de um casal de mestre e rainha de bateria do Carnaval do Rio de Janeiro. A Leci informou que o local que será realizado o evento deve ser definido nos próximos dias para ser divulgado oficialmente.
A Rainha Thamires Ferreira, a Tata, 28, comemora sua participação na folia. “A primeira vez que desfilei foi com 4 anos de idade. Venho por 24 anos no Carnaval, fui rainha de bateria por 10 anos do Água na Boca, em 2020 fui princesa e agora estou Rainha do Carnaval”, comemora Tata, que disse ainda fazer Pilates para adquirir resistência para a folia.
Foto: Gabriela Petarnella