Marcello Veríssimo

A Leci (Liga das Entidades Carnavalescas de Ilhabela) realizou na noite desta terça-feira (7) seu primeiro Workshop de Passistas e de Percussão no Campo do Galera, na Água Branca, região central do arquipélago. O evento seria realizado na arena da Praia do Perequê, mas precisou ser transferido por causa do mau tempo.

O workshop, que durou aproximadamente 2 horas, teve cerca de 40 inscritos, na maioria mulheres interessadas em se aperfeiçoar na arte do samba. Os participantes inscritos no workshop receberam um certificado de participação ao final do evento.

A Rainha do Carnaval de Ilhabela, Thamires Ferreira, a Tata, e o Rei Momo Fabrício Mendes também estiveram presentes.

Os participantes inscritos receberam as bênçãos dos deuses do Carnaval e compartilharam suas experiências com a rainha de bateria Luciane Soares, que atualmente é rainha de bateria do Grêmio Recreativo Escola de Samba Leão de Nova Iguaçu e atual mulata show da Beija Flor de Nilópolis.

Com mais de 30 anos de Carnaval, a mulata show da Beija Flor realmente esbanja simpatia e dá um show por onde passa. “Comecei bem pequenininha mesmo com 13 anos na ala das crianças e com o tempo fui ganhando gosto pelo samba, pelo carnaval e tudo aconteceu naturalmente”, disse Luciane.

O currículo da bela morena é vasto, com passagens por diversas escolas de samba importantes do Rio. Somente na Leão de Nova Iguaçu está por 19 anos, mas também passou pelo Salgueiro e atualmente segue na Beija Flor já há 8 anos. “Procuro estar sempre envolvida com o Carnaval, desde criança minha mãe me levava nos blocos, toda arrumadinha e eu sempre gostei”, ela relembra.

Durante sua participação no workshop em Ilhabela, Luciane falou sobre a parte teórica, além da movimentação, passos e truques de quem sabe brilhar na passarela do samba. “Vou ensinar um pouquinho a elas e depois vamos todos fazer um sambão”.

O mestre de bateria da Beija Flor, Rodney Ferreira, disse que foi uma satisfação participar do workshop para ensinar um pouco do que sabe aos percussionistas. “Como mestre de bateria estou há 13 anos na escola [Beija Flor] há 25 anos. Para nós é muito gratificante de alguma maneira ajudar quem está começando agora. Já ouvi falar muito bem do Carnaval de Ilhabela e viemos com o objetivo de ajudar”, disse o mestre de bateria, que além da escola de Nilópolis também tem passagens pela Portela, Caprichosos de Pilares, Viradouro, entre outras.

 

 

Foto: Paulo Stefani

By srneto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *