A Prefeitura de Ilhabela segue com intervenções e melhorias nas comunidades tradicionais caiçaras, sob a coordenação da Secretaria de Comunidades Tradicionais, Pesca e Agricultura. Na semana passada o secretário Ezequiel Alves e seu adjunto, Felipe Caranha estiveram em visitas a algumas comunidades para verificar o andamento de ações já iniciadas. Também foram realizadas reuniões importantes para programar o atendimento às demandas dessas localidades.

A comunidade da Praia Mansa foi um dos locais visitados. Os moradores serão beneficiados com a reforma da câmara fria e com uma área de lazer com parquinho. A câmara fria da comunidade dos Castelhanos também será reformada. A visita contou com membros das pastas de Desenvolvimento Econômico e de Obras e Planejamento

As trilhas da comunidade de Guanxumas, na Ilha de Búzios e do Saco do Sombrio estão passando por revitalização, com instalação de passarelas elevadas, corrimãos e outras melhorias. A nova quadra de Búzios está em fase de finalização, assim como as casas do projeto Casas Caiçaras na Praia Vermelha e no Saco do Sombrio, que logo serão entregues aos contemplados. O secretário adjunto Felipe Caranha esteve vistoriando a execução dos trabalhos acompanhado por membros das pastas de Obras e Planejamento, Habitação e Gestão Territorial e do Conselho do Parque Estadual.

Energia Elétrica

As tratativas para garantir o serviço de energia elétrica para as comunidades tradicionais por meio do sistema de energia fotovoltaica (solar) também estão avançando. O secretário Ezequiel Alves participou de uma reunião com Fernanda Arantes, representante institucional da Neoenergia Elektro para definir os próximos passos dessas intervenções. “O levantamento da situação de cada residência já está quase completo, restando apenas a regularização dos pedidos faltantes. Enquanto fazemos essa parte, a equipe da Elektro, com o apoio e supervisão da Prefeitura, iniciará as idas às comunidades para manutenção e instalação de novas placas”, explica Ezequiel. O encontro contou ainda com a participação do vereador Gabriel Rocha e de assistentes sociais da secretaria de Desenvolvimento e Inclusão Social.

Ranchos de Embarcações 

A Secretaria das Comunidades Tradicionais, Pesca e Agricultura vem acompanhando também as construções de ranchos para embarcações na orla da cidade. A Barra Velha é um dos bairros onde a construção já está em andamento atendendo à uma das emendas impositivas da Câmara. “Trata-se de uma emenda impositiva e atendemos com muita felicidade, afinal é algo que gera não só uma maior organização dos espaços das praias, mas também segurança aos bens dos pescadores, além de fomentar a continuidade de suas tradições”, avalia o prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci.

O Centro de Apoio ao Pescador Artesanal, na praia de Santa Tereza, também passará por reforma e ampliação. “Nossa secretaria reservou orçamento para a construção de vários ranchos nos próximos anos, como pode ser visto nas audiências públicas que a Prefeitura realizou ao longo de 2022″, finaliza o secretário Ezequiel Alves.

By srneto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *