Marcello Veríssimo
Uma semana após o início da cobrança da TPA (Taxa de Preservação Ambiental), o balanço divulgado pela gerência do sistema mostra que 182.203 veículos passaram pelo sistema e outros
60.484 ficaram isentos do pagamento.
A Eco Ubatuba, empresa responsável pela TPA, e a secretaria de Meio Ambiente informaram que os veículos foram registrados pelos sistemas que estão nas rodovias BR-101, SP-55 e SP-125. Deste total, mais de 60 mil veículos foram considerados isentos, entre os cadastrados e com isenção automática.
De acordo com a Eco Ubatuba, o montante arrecadado nesta primeira semana ainda inclui alguns pagamentos que não foram computados
por terem sido realizados com cartão de crédito ou tags. O veículo que sair da cidade sem realizar o pagamento tem prazo de 30 dias para pagar por aplicativo ou boleto bancário.
Desde que foi criada, a TPA gerou uma série de debates polêmicos sobre sua idoneidade. A reportagem do JDL acompanha os desdobramentos da polêmica que começou no fim do ano passado.
A Eco Ubatuba informou que, para garantir a lisura do sistema, foram realizadas auditorias diárias em todos sistemas para a operação sem falhas.
Os softwares de gestão também foram colocados à prova sendo auditados diariamente, trazendo mais segurança para que os turistas que necessitem fazer o pagamento da taxa, possam contar com todas as facilidades para o pagamento pela internet através das plataformas digitais.