Bruno Prada, novo secretário de Esportes de Ilhabela, fala com exclusividade ao JDL

6140d9bd-f569-4eef-a38a-91776b90ffae

Marcello Veríssimo

Dez dias após assumir a secretaria de Esportes, Lazer e Recreação de Ilhabela, o campeão olímpico Bruno Prada, 52, recebeu o JDL para dar um panorama geral sobre os próximos desafios nessa nova etapa de sua carreira, agora como gestor, mas sem deixar de ser atleta e um apaixonado por esporte. Prada atendeu a reportagem nesta quinta-feira (23) em seu gabinete na sede da secretaria, que fica no Paço Municipal, no Perequê, região central do arquipélago.

Durante quase 60 minutos de entrevista, Bruno Prada falou da satisfação que foi receber o convite do prefeito Toninho Colucci (PL), da sua pausa nas competições de vela, dos planos para o esporte ilhabelense, do seu amor por Ilhabela e de sua atuação como técnico da equipe olímpica de vela. “Eu ainda continuo bem envolvido no esporte agora como técnico da equipe olímpica, além de ajudar também a montar a estrutura, logística, mas apesar de continuar competindo eu diminui muito meu calendário de competições, pois já cumpri minha missão e ganhei muito mais do que sonhava e sou realizado”, disse Bruno Prada. “Eu aceitei o convite do prefeito Colucci, pois moro na ilha, sou ilhabelense, voto em Ilhabela e me mudei para cá há três anos, na época do começo da pandemia e não tenho a menor intenção de mudar”, completou o secretário.

Um atleta vencedor e um excelente executivo, Prada conta que pretende contribuir com a realização e a gestão dos grandes eventos esportivos que são realizados na no arquipélago, mas que também pretende aprimorar e investir nos eventos de base, principalmente dar uma atenção especial às crianças do município. “Nós somos uma cidade pequena e posso dar uma contribuição muito grande no segmento esportivo, com meu conhecimento em gestão de esporte, aliado a nossa excelente equipe na secretaria, profissionais capacitados e que são apaixonados pelo trabalho que realizam”, disse o secretário, que elogiou o desempenho da equipe na atuação para resolver os problemas causados pelas chuvas do fim de semana do Carnaval nas estruturas do esporte. “Registramos alguns locais que foram bastante danificados como o espaço da Melhor Idade, nas academias ao ar livre e nossa equipe trabalhou incansavelmente durante o Carnaval para resolver, fiquei muito feliz em ver”.

Bruno tem uma carreira vitoriosa, de alto rendimento, e disse que agora, como parte de sua contribuição com o esporte do município, pretende investir também na base. “Nosso projeto é muito voltado para tirar as crianças de frente da televisão e do vídeo game, e trazê-los para fazer esporte. Isso não é um projeto que estou começando, é um projeto que já vem acontecendo”, ele destaca. “A nossa ideia é continuar e aumentar não só para a vela, mas também dos outros esportes que são importantes para nossas crianças como futebol, handebol, basquete, vôlei, rugby, e outros esportes que estão acontecendo no município. A ideia é dar continuidade a esse trabalho e expandir”.

Bruno conta que, a atual geração, extremamente conectada e cheia de estímulos, pode ser mais complexo ter uma aproximação com o esporte. “O problema não é só se a criança faz ou não esporte, mas sim suas consequências lá na frente. Em Ilhabela nós temos a saúde legal, a segurança, a educação e o esporte geralmente é subvalorizado. Quem mora em Ilhabela é privilegiado. Nossa ideia para a base é investir mais em trazer as crianças para fazer esporte e aprimorar o trabalho que já existe”.

O investimento no esporte, para as crianças que começam a prática de qualquer modalidade cedo, só contribui para a sua formação. “Disciplina, ganhar e perder, aprendem seguir horários, responder comando, civilidade, entre outros benefícios, como menos gente doente nos hospitais. As consequências do esporte, na minha vida eu devo tudo ao esporte o que eu sou hoje”, disse Prada. “O esporte tem um viés muito bom para criar pessoas melhores”, completou Bruno, que é uma prova viva dos benefícios do esporte com duas olimpíadas no currículo, um Pan Americano, e cinco títulos mundiais na classe Star. “Você precisa querer e se dedicar para chegar nos seus objetivos”, incentiva Bruno Prada.

De acordo com o secretário, além disso, durante sua gestão frente à pasta, o arquipélago continuará recebendo os grandes eventos esportivos que colocaram a ilha como referência neste setor. “Temos que qualificar esses eventos para eles trazem o melhor a Ilhabela”.

Escola de Vela – A Escola de Vela Lars Grael, berço de novos talentos esportivos no arquipélago, vai passar por uma reestruturação e reforma, diz Bruno Prada. “Vamos melhorar os banheiros, vestiários para trazer mais qualidade aos alunos quando voltarem do velejo, criar uma nova base na Praia da Ponta Azeda e montar um centro de treinamento e expandir: levar mais informação de esporte para a molecada”.

Prada também disse que até o fim desta gestão do prefeito Colucci Ilhabela ainda pode receber mais uma unidade PEI (Polo de Educação Integrada) de Ilhabela na região central, além de outros campeonatos e torneios. “Temos uma equipe ótima para viabilizar nossos projetos. Estou muito bem assessorado. O Felipe, secretário adjunto, é um especialista em termos de gestão”.

SVI – Queridinha do público, atletas e turistas, a Semana Internacional de Vela completa 50 anos em 2023. “A Semana de Vela completa 50 anos e vamos realizar uma grande festa, um evento super importante, em termos esportivos a Semana de Vela é o maior patrimônio que a cidade tem. Todo mundo que gosta de vela, vem para a Capital da Vela. Robert [Scheidt], o Torben, o Lars [Grael]. E vários outros grandes nomes importantes. Tem muita gente boa velejando hoje”.

foto: Yuri César /PMI

Compartilhe nas Redes Sociais

Outras Notícias