Marcello Veríssimo

O general Tomás Miguel Miné Ribeiro Paiva, comandante militar do Sudeste e comandante do Exército Brasileiro, disse nesta sexta-feira (24), que as operações de resgate aos sobreviventes e vítimas da tragédia causada pelas chuvas na costa sul de São Sebastião continuam durante este fim de semana. O general falou com os jornalistas junto com o governador de São Paulo, Tarcisio de Freitas (Republicanos) em frente a Prefeitura de São Sebastião, que concentra o comitê de gerenciamento da crise. “A coordenação foi feita pelo Ministério da Defesa, no domingo conversamos com o governador, como costuma acontecer nessas ocasiões, a orientação do Governo Federal é atender de imediato, e o presidente Lula está ciente de tudo que está acontecendo”, disse o comandante. “É um esforço conjunto dos governos federal, estadual e municipal em sinergia para ajudar com uma tristeza muito grande com o que aconteceu nesta cidade”.

O comandante Tomaz disse que os oficiais do Exército ainda permanecem na cidade pelo tempo que for necessário. “Acredito que vamos ficar o tempo necessário para poder ajudar o governo do estado e a cidade de São Sebastião a remover as pessoas que ainda estão desaparecidas e dar assistência no que for necessário”.

De acordo com o comandante, a presença dos oficiais do exército ajuda na segurança e a coibir ações como saques às residências. “Essas ações estão na esfera do Governo do Estado, mas a nossa presença ajuda a Polícia Militar, a Polícia Civil a realizar esse trabalho que já é tão bem feito”.

O general não confirmou as notícias que circulam na internet sobre problemas de contaminação nas tropas que estão em campo auxiliando no trabalho de resgate. “Não temos conhecimento, a tropa está bem”.

Indígenas – O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) disse que na manhã desta sexta-feira (24) esteve na aldeia indígena Rio Silveira, em Boracéia, para prestar ajuda aos moradores. “Fomos verificar se a ajuda está chegando e também nos comprometemos a realizar algumas melhorias”.

Entre as melhorias que o governador se referiu está a construção de casas populares na região, além do envio de computadores para o Posto de Saúde com o objetivo de digitalizar os formulários de saúde dos indígenas. “Também vamos fazer a reforma da escola e do posto que foram bastante prejudicados com a chuva”.

Tarcísio também falou que os pontos de interdição pela Rio-Santos também começam a ser liberados. “Os pontos que nós tínhamos problemas em muito pouco tempo essa manutenção funcional vai estar concluída e poderemos passar para a etapa seguinte que é a da recuperação estrutural”.

O governador disse que ainda nesta sexta-feira o decreto que declara a área particular para a construção das casas populares como utilidade pública será publicado. “A partir daí todos os trâmites serão realizados conforme a legislação. Não vamos ter dificuldades. Nós temos que procurar todas as áreas que temos na região para construção de moradias em local seguro”.

Tarcísio disse que até o momento já foram identificadas áreas na região central de São Sebastião, em Maresias, e também na Barra do Sahy. “As duas áreas no centro e em Maresias são da prefeitura e nós vamos transferir para a CDHU para que possamos conduzir o processo habitacional”.

Já a área de Barra do Sahy, que tem aproximadamente 20 mil metros quadrados, é particular e deve ser declarada de utilidade pública.

By srneto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *