Marcello Veríssimo
O primeiro fim de semana do último mês do verão apresenta melhora na balneabilidade das praias da região. A informação é da Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo), que registra 12 praias classificadas como impróprias, ou seja, que estão sinalizadas com bandeira vermelha, de acordo com o boletim semanal que foi divulgado nesta sexta-feira (3).
São Sebastião registra quatro praias vetadas ao banho de mar nesta semana. São elas: Prainha, Pontal da Cruz, Preta do Norte e Preta.
Já Caraguatatuba, segundo a Cetesb, contabiliza três praias impróprias: Indaiá, Tabatinga e a Prainha.
Em Ilhabela, são três praias que devem ser evitadas pelos banhistas: Armação, Itaquanduba e Feiticeira; e em Ubatuba as praias do Itaguá e Perequê-Mirim.
A Cetesb monitora cerca de 97 pontos em 83 praias da região. A análise é feita desde 1974, normalmente em dois setores de cada praia, próximo dos rios que desembocam no mar e no meio delas.
De acordo com a companhia em São Sebastião são analisadas a qualidade de praias badaladas como Juquehy e Maresias, na costa sul do município, que foi bastante atingida pela tempestade durante o Carnaval. Em Caraguatatuba, a praia da Tabatinga, na região norte da cidade, e em Ubatuba, a praia do Itaguá, na região central.
A orientação da companhia é que os banhistas evitem as praias classificadas como impróprias, pois existe o risco da transmissão de doenças por coliformes fecais na água do mar.
Por conta da chuva extrema que atingiu a região, a Cetesb recomenda que moradores e turistas evitem se banhar em praias em que a água do mar esteja barrenta, com presença de detritos e, principalmente, próxima aos cursos d ‘ água.
Não entendi muito bem, Maresias e Juquehy então estão imprópria também?