A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, participou, no último sábado (4/3), de uma iniciativa promovida por diversas entidades da cidade para a preservação do manguezal da Barra Velha.

A ação contou com a participação de mais de 100 pessoa, entre crianças, jovens e adultos, e representantes das entidades organizadoras – SOS Mangue Barra-Perequê, Rotary Club Ilhabela, Instituto Argonauta, Instituto Ilhabela Sustentável, Cambaquara, Viva Instituto Verde Azul, Guias e Monitores Ilhabela, Ayurus Expeditions, Come Together, Clube de Observação de Aves Ilhabela, Grupo Organizado Semear, GMC Advocacia, AMO – Associação de Amigos e Moradores da Barra Velha, Caiçara Turismo, AEN – Associação Elementos da Natureza e Spada.

Biólogos e especialistas em gestão de resíduos acompanharam as atividades de visita monitorada e limpeza das áreas de mangue, marisma e jundu, vegetações existentes no Estuário da Barra Velha. O objetivo das entidades foi o de mostrar a importância destas vegetações, que cumprem o papel de berçário de vida marinha, descanso e alimentação de aves, proteção da biodiversidade e outros.

“A conscientização e a educação ambiental são fundamentais para a preservação da flora e da fauna do nosso arquipélago”, afirmou a engenheira florestal Kátia Freire, secretária de Meio Ambiente de Ilhabela.

A Secretaria de Meio Ambiente mantém um trabalho permanente de limpeza do Estuário, realizado sem apoio de máquinas, devido à complexidade das vegetações. “Os resíduos que chegam ao mangue e ao jundu precisam ser retirados com as mãos, por esse motivo é necessário que as pessoas cada vez mais tenham consciência do impacto de suas ações e da importância do descarte correto dos resíduos”, explicou.

By srneto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *