A região de sul de Ilhabela, recentemente atingida por fortes chuvas, receberá neste sábado, 11/3, uma ação direcionada exclusivamente para as suas moradoras.

A ação “Mulher Mais Cidadã” será realizada no período da manhã, entre 8h e 12h, no Centro Cultural da Praia da Grande, e reunirá profissionais de vários setores da Administração Pública que ficarão à disposição das mulheres para tirar dúvidas sobre políticas públicas e serviços que podem gerar impactos positivos na vida das mulheres que residem no sul da ilha.

Além das rodas de bate papo com profissionais e servidoras públicas, as participantes poderão realizar testes rápidos de saúde – Hepatite B e C, Sífilis, HIV e Glicemia – e fazer esmaltação de unhas com professoras do curso de manicure do Fundo Social de Solidariedade de Ilhabela e profissionais formadas pelo Fundo.

Uma novidade é a participação das servidoras que atuam na Defesa Civil do município. A presença da Defesa Civil tem por objetivo transmitir às mulheres dicas de segurança e orientações sobre procedimentos em casos de tempestade, vendaval, incêndio florestal e outros estados de atenção.

Para as mulheres em situação de vulnerabilidade, a equipe da Secretaria de Desenvolvimento e Inclusão Social apresentará as formas de acesso a benefícios relacionados à assistência social e à rede de proteção de mulheres em situação de violência.

O Fundo Social de Solidariedade realizará um atendimento individualizado, com o objetivo de identificar e atender necessidades imediatas das mulheres.

Voluntários do Rotary Club de Ilhabela estarão presentes no Centro Cultural da Praia Grande durante toda a manhã para apoiar a organização das atividades.

Para as mulheres que comparecem ao local com seus filhos, haverá uma cama elástica com profissional de monitoria, que proporcionará às mães e cuidadoras de crianças um tempo livre para a participação nas atividades.

Confira abaixo os serviços disponíveis

  • Defesa Civil

As agentes da Defesa Civil estarão disponíveis para esclarecer dúvidas, distribuir materiais informativos e instruir a população para como proceder em casos de emergências e como se atentar aos indicativos em caso de risco. Elas também poderão fornecer informações para evitar acidentes e minimizar riscos e danos tanto aos bens materiais quanto à vida.

  • Secretaria de Saúde

Profissionais da área da saúde realizarão testes rápidos de Hepatite B e C; Sífilis; HIV e Glicemia e medição de pressão arterial. Serão oferecidas orientações sobre saúde bucal. • Academia de Saúde A equipe da Academia de Saúde, com seus professores de educação física, irá oferecer atividades físicas e dança ao ar livre para as participantes.

  • Secretaria de Desenvolvimento e Inclusão Social

Assistentes sociais da Prefeitura de Ilhabela estarão presentes para fornecer orientações sobre como as mulheres podem acessar benefícios e serviços relacionados à assistência social e rede de proteção e garantia de direitos.

  • Fundo Social de Solidariedade

Dentre as atribuições legais do Fundo Social, está o levantamento de recursos humanos, materiais e financeiros para o atendimento das principais necessidades e aspirações da comunidade. Nesse sentido, o Fundo Social de Solidariedade irá atender as mulheres em duas frentes distintas – autoestima e atendimento de necessidades imediatas. Professoras e alunas formadas pelo curso de manicure do Fundo realizarão esmaltação de unhas durante todo o período da ação. E as mulheres que se encontram em situação de vulnerabilidade social poderão buscar o atendimento individualizado junto às profissionais do Fundo Social.

  • Centro de Referência Animal de Ilhabela – CRA

O CRA levará para a ação a Campanha: “Adote um Amigo”, do “Programa Bem Estar Animal – CRA nos Bairros”, com os serviços de consulta, vermifugação, vacinação, microchipagem e agendamento de castração. “Ilhabela” Cidade brasileira campeã de preservação da Mata Atlântica. • Centro de Controle de Vetores de Ilhabela – CVI A equipe do CVI oferecerá informações sobre a prevenção e cuidados para o controle de vetores transmissores de doenças como dengue, zika e Chikungunya.

  • Posto de Atendimento ao Trabalhador – PAT

A Agente do PAT dará explicações e orientações às mulheres sobre as vagas de empregos existentes, quais requisitos e documentos necessários para concorrer a uma dessas vagas, auxiliará na obtenção da Carteira de Trabalho Digital e dará informações sobre o Seguro Desemprego.

  • Banco do Povo

A Agente de Crédito explicará sobre as linhas de crédito existentes, em especial para as mulheres empreendedoras ou que querem empreender, apresentando as condições e relação de documentos necessários e fornecerá material com exemplos de parcelas, além de oferecer cursos online de capacitação em gestão, marketing e finanças, exclusivo para mulheres.

  • Sebrae Aqui

O Agente do Posto Sebrae Aqui Ilhabela oferecerá Orientação Técnica, Agendamento de Consultorias Técnicas, informará sobre as possibilidades de Capacitação Empreendedora através de cursos, palestras, workshops e dará informações sobre o Programa “Sebrae Delas”, que incentiva, valoriza e acelera a jornada de mulheres que empreendem ou querem empreender.

  • Sala do Empreendedor

A Agente da Sala do Empreendedor dará informações e orientações para as mulheres que empreendem ou querem empreender, sensibilizando para a importância da formalização, auxiliará na formalização de MEI’s – Microempreendedor Individual, e informará sobre os benefícios que o MEI possui.

  • Comitê de Vigilância, Prevenção e Enfrentamento à Violência contra as Mulheres

O Comitê estará presente para dialogar com a comunidade de mulheres da região sul de Ilhabela sobre as questões relativas à violência contra a mulher. “Ilhabela” Cidade brasileira campeã de preservação da Mata Atlântica.

  • OAB – Ordem dos Advogados do Brasil/Ilhabela

A OAB/Ilhabela estará presente com três advogados para fornecer orientações jurídicas sobre direitos da mulher.

  • Conselho Tutelar

A equipe do Conselho Tutelar de Ilhabela estará à disposição para oferecer informações sobre os direitos das crianças e adolescentes.

By srneto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *