O prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci, recebeu nesta quarta-feira (8), o subsecretário de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano do Estado de São Paulo, José Police Neto, que que apresentou a proposta da formação do Conselho Consultivo da Sub-região do Litoral Norte, com representantes das quatro cidades da região.

O conselho consultivo é um órgão ligado ao Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte e tem por objetivo elaborar propostas para o enfrentamento dos problemas comuns aos quatro municípios da região, como a retirada de famílias de áreas de risco, a oferta de casas de interesse social e a necessidade de celeridade na emissão de licenças para obras de drenagem e outras ações.

“Sabemos que existem as partes burocráticas do planejamento e da execução de projetos como a construção de unidades habitacionais. Estamos com uma licitação pronta para a construção de cerca de 190 moradias, mas a licença está parada. Esse atraso pode ocasionar problemas, como ocorreu em São Sebastião, de não conseguir tirar famílias das áreas de risco por falta do licenciamento”, declarou Colucci.

Para o subsecretário José Police Neto, o episódio em São Sebastião aponta onde o poder público e outros órgãos não podem mais errar. “As catástrofes nos ensinam de uma maneira dolorosa e precisamos nos mover para que elas sejam evitadas. É preciso união nesse momento”, destacou.

Toninho Colucci também explanou sobre as ações preventivas executadas pela administração que minimizaram os impactos das fortes chuvas de fevereiro, como a obra do sistema de drenagem do bairro do Reino, onde por diversas vezes o entorno sofreu com chuvas fortes. O prefeito levou o subsecretário para visitar o local. Outras regiões da cidade também receberam limpeza de córregos, valas e galerias, com um investimento de R$ 31 milhões nos últimos dois anos.

A formação do Conselho de Desenvolvimento deve contar com representantes do Executivo, Legislativo e da sociedade civil de cada umas das cidades do Litoral Norte, que devem reunir-se nos próximos dias para montar uma agenda, definir as principais demandas e apresenta-las ao Governo Estadual.

A reunião também contou com a presença do vice-prefeito João Pedro Reale, do secretário de Habitação e Gestão Territorial, Dr. Thiago Santos, dos secretários adjuntos Alexandre Gonçalves (Habitação e Gestão Territorial), Antonio Cornélio (Desenvolvimento e Inclusão Social), da secretária adjunta de Governo, Sandra Di Croce Patricio; do diretor executivo da Agemvale, Sergio Theodoro e da diretora adjunta administrativa da Agemvale, Milena Castro.

By srneto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *