Marcello Veríssimo

A Polícia Ambiental, em Ubatuba, flagrou uma operação ilegal de extração de minério no final da tarde da última quarta-feira (8). O flagrante é do Grupamento Tático Ambiental e foi registrado no bairro Sertão do Ingá, na região sul do município, após denúncia anônima.

De acordo com a polícia, o local estava “disfarçado” por um grande portão de zinco que impedia a visão do terreno. Durante a fiscalização, os policiais escutaram o motor de um trator e de um caminhão. Ao entrar no terreno a equipe confirmou o crime.

O operador da retroescavadeira, o motorista do caminhão e um “olheiro” tentaram fugir da abordagem policial, mas acabaram detidos.

Enquanto estavam no terreno os policiais ambientais ainda presenciaram outro caminhão que entrou no terreno para realizar o carregamento e também foi apreendido.

O responsável pelo terreno disse à polícia que a propriedade é da sua família e que ele pretendia
construir uma casa e que teria doado a terra que estava atrapalhando o projeto de construir o imov em troca do serviço de terraplenagem.

De acordo com a polícia, além da extração ilegal, a ação causou danos a uma APP (Área de Preservação Permanente) e outra área comum, destruindo vegetação nativa.

O proprietário do terreno juntamente com os outros três homens foram levados para a Delegacia de Ubatuba. Eles devem responder pelos crimes da Lei Federal de Crimes Ambientais, com base no artigo 55 cuja pena pode variar de seis meses a um ano, além de multa.

Os dois caminhões e o trator foram apreendidos. A Polícia Ambiental também elaborou autos de infração por danos causados à vegetação com multa de R$1.385.

O caso ainda deve ser investigado pela Agência Nacional de Mineração.

By srneto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *