Oito dias após o início das mudanças de moradores da Costa Sul de São Sebastião para o Conjunto Habitacional Caminho das Flores, localizado no bairro Quaresmeira, em Bertioga, já são 192 pessoas que estão temporariamente no novo lar. Das 300 unidades oferecidas pelo governo do Estado, apenas 235 estão disponíveis.

A Prefeitura de São Sebastião e o Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (SDUH), através da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU), estimam uma transferência bem maior nos próximos dias, uma vez que casas atingidas pela tragédia de 19 de fevereiro, interditadas definitivamente e sinalizadas com adesivos vermelhos, serão desmontadas com maior agilidade.

Também está no fim o prazo para que as famílias das áreas de risco fiquem em pousadas e hotéis da região, por isso, a transferência para a cidade vizinha é considerado o caminho mais rápido e seguro até a construção da Vila de Passagem e das unidades habitacionais que serão feitas em São Sebastião.

Conforme a CDHU, agora são 704 unidades habitacionais a serem construídas no município, sendo 518 em 150 dias. Os terrenos disponibilizados para o governo do Estado estão localizados em locais como Baleia Verde, Barra do Sahy e Maresias, na Costa Sul, além de Barequeçaba e Topolândia, na região central.

Inclusive, é na Rua das Mangueiras, na Topolândia, onde serão construídas 72 casas na chamada Vila de Passagem, para as famílias que tiveram o laudo de remoção e não conseguiram ir para Bertioga. Essas unidades estão previstas para serem entregues na primeira quinzena do próximo mês de abril e serão ocupadas até a entrega das unidades definitivas.

As casas desocupadas em áreas de risco estão sendo desmontadas pelas equipes da Prefeitura. Até o momento, foram 9 casas desmontadas no Itatinga, 12 na Vila Sahy e 3 na Baleia Verde. As equipes de desmonte auxiliam os moradores na retirada de móveis e pertences, além da descaracterização de mais de 50 casas na Vila Sahy.

By srneto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *