O evento “Mulher mais Cidadã” terá mais uma edição neste sábado (25), das 9h às 12h, dessa vez contemplando as mulheres do bairro do Reino com diversos setores da administração pública que ficarão à disposição para tirar dúvidas sobre políticas públicas e serviços que podem gerar impactos positivos em suas vidas.

A ação será montada no Campo Society João Sabino da Silva, o Campinho do Reino, que fica na Rua Benedito de Paula Cassiano, 84. Todas as mulheres são convidadas a participar e aproveitar as atividades oferecidas como orientações sobre direitos e serviços voltados para mulheres, esmaltação de unhas, testes rápidos de saúde e exercícios com profissionais da academia de saúde, entre outros.

“Estamos cuidando das mulheres do município, priorizando os bairros mais afetados pelas chuvas do dia 19 de fevereiro, levando informações e serviços essenciais a elas, além de valorizá-las e homenageá-las por sua importância na sociedade. A iniciativa já passou pela Praia Grande, no sul da ilha, pela Barra Velha, na região do Camarão e tem sido bem recebida pela população”, destacou o prefeito Toninho Colucci.

No último sábado, 18, o evento registrou 1049 atendimentos na E.M Paulo Renato Costa Souza, na Barra Velha (Camarão). A secretaria de Saúde realizou 308 testes rápidos (hepatite b e c, sífilis e HIV), 310 testes glicêmicos e 396 aferições de pressão arterial. A OAB de Ilhabela, uma das parceiras da ação, atendeu 35 mulheres.

Confira abaixo os serviços disponíveis:

  • Defesa Civil

As agentes da defesa civil estarão disponíveis para esclarecer dúvidas, distribuir materiais informativos e instruir a população para como proceder em casos de emergências e como se atentar aos indicativos em caso de risco. elas também poderão fornecer informações para evitar acidentes e minimizar riscos e danos tanto aos bens materiais quanto à vida.

  • Secretaria de Saúde

Profissionais da área da saúde realizarão testes rápidos de hepatite b e c; sífilis; HIV e glicemia e medição de pressão arterial. serão oferecidas orientações sobre saúde bucal.  A academia de saúde, com seus professores de educação física irá oferecer atividades físicas e dança ao ar livre para as participantes.

  • Centro de Controle de Vetores de Ilhabela – CVI

A equipe do CVI da Secretaria de Saúde oferecerá informações sobre a prevenção e cuidados para o controle de vetores transmissores de doenças como dengue, zika e chikungunya.

  • Secretaria de Desenvolvimento e Inclusão Social

Assistentes sociais da prefeitura de Ilhabela estarão presentes para fornecer orientações sobre como as mulheres podem acessar benefícios e serviços relacionados à assistência social e rede de proteção e garantia de direitos.

  • Fundo Social de Solidariedade

Dentre as atribuições legais do Fundo Social, está o levantamento de recursos humanos, materiais e financeiros para o atendimento das principais necessidades e aspirações da comunidade. Nesse sentido, o Fundo Social de Solidariedade irá atender as mulheres em duas frentes distintas – autoestima e atendimento de necessidades imediatas. Professoras e alunas formadas pelo curso de manicure do Fundo realizarão esmaltação de unhas durante todo o período da ação. E as mulheres que se encontram em situação de vulnerabilidade social poderão buscar o atendimento individualizado junto às profissionais do Fundo Social.

  • Centro de Referência Animal de Ilhabela – CRA

O CRA levará para a ação a campanha: “Adote um amigo”, do “Programa bem-estar animal – CRA nos bairros”, com os serviços de consulta, vermifugação, vacinação, microchipagem e agendamento de castração. “Ilhabela” cidade brasileira campeã de preservação da mata atlântica.

  • Posto de Atendimento ao Trabalhador – PAT

A agente do PAT dará explicações e orientações às mulheres sobre as vagas de empregos existentes, quais requisitos e documentos necessários para concorrer a uma dessas vagas, auxiliará na obtenção da carteira de trabalho digital e dará informações sobre o seguro desemprego.

  • Banco do Povo

A agente de crédito explicará sobre as linhas de crédito existentes, em especial para as mulheres empreendedoras ou que querem empreender, apresentando as condições e relação de documentos necessários e fornecerá material com exemplos de parcelas, além de oferecer cursos online de capacitação em gestão, marketing e finanças, exclusivo para mulheres.

  • Sebrae Aqui

O agente do Posto Sebrae aqui Ilhabela oferecerá orientação técnica, agendamento de consultorias técnicas, informará sobre as possibilidades de capacitação empreendedora através de cursos, palestras, workshops e dará informações sobre o programa “Sebrae Delas”, que incentiva, valoriza e acelera a jornada de mulheres que empreendem ou querem empreender.

  • Sala do Empreendedor

A agente da sala do empreendedor dará informações e orientações para as mulheres que empreendem ou querem empreender, sensibilizando para a importância da formalização, auxiliará na formalização de MEIs – microempreendedor individual, e informará sobre os benefícios que o MEI possui.

  • Comitê de Vigilância, Prevenção e Enfrentamento à Violência contra as Mulheres

O comitê estará presente para dialogar com a comunidade de mulheres da região sobre as questões relativas à violência contra a mulher.

  • OAB- Ordem dos Advogados do Brasil/Ilhabela

A OAB/Ilhabela estará presente com três advogados para fornecer orientações jurídicas sobre direitos da mulher.

By srneto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *