Vereador diz que secretaria da Educação prometeu entrega de uniformes em até 40 dias aos alunos

 

Marcello Veríssimo

 

Um problema que se repete e afeta quem não pode se defender em Caraguatatuba. Quase dois meses após o início das aulas neste ano letivo, que começaram no dia 6 de fevereiro, na rede pública municipal, e os alunos estão sem uniforme e o kit escolar, que ainda não foram entregues. No ano passado, os materiais também foram entregues apenas no segundo semestre do ano letivo. O caso ganhou repercussão regional nesta quarta-feira (22) após destaque nos telejornais da Rede Vanguarda, afiliada da Rede Globo no Vale do Paraíba e Litoral Norte. A rede municipal possui atualmente 21 mil alunos matriculados.

Diversas mães de alunos da cidade foram ouvidas e disseram que a prefeitura até o momento não entregou aos estudantes nem o uniforme ou o kit escolar. “A população gostaria de saber da prefeitura por que até o momento não foi entregue? As aulas já começaram há mais de um mês”, disse a internauta Kátia Cunha, moradora da cidade e espectadora do telejornal, nas redes sociais.

De acordo com a reportagem, mesmo diante de todas as adversidades os pais dos alunos tentam comprar o que é possível para os estudantes acompanharem as aulas, A reportagem do telejornal esteve na frente da escola municipal professor Francisco Assis de Carvalho, que fica no Travessão, região sul do município, e constatou que muitos estudantes foram com roupas do dia a dia assistir a aula.

Para evitar que os filhos deixem de ir a aula pela falta de uniforme, alguns pais também usam o uniforme do ano passado, mas os pequenos crescem e as peças escolares precisam ser trocadas. “A minha filha mesmo já está com o shorts do ano passado apertado, mas ela vem com o shorts apertado mesmo”, disse a dona de casa Alex Benjamin, que tem dois filhos matriculados na unidade escolar.

De acordo com a reportagem da Rede Vanguarda, essa não é a primeira vez que a entrega dos materiais e do uniforme na rede pública municipal de ensino atrasa, acontecendo no segundo semestre nos últimos dois anos.

A dona de casa, Alyne Cristine, disse que foi buscar esclarecimentos junto à prefeitura com uma previsão para a data de entrega dos uniformes, mas não teve resposta. “O ideal seria por agora, que as aulas já começaram. Perto do final do ano já não adianta muito, principalmente o material escolar”, disse Alyne, que passa por dificuldades financeiras e também não tem condições de arcar com todo o custo da lista de material. “Eu tenho gêmeos, o custo é para os dois. A professora pediu para eu levar só a folha sulfite e a tinta guache. Minha vizinha que tem três filhos na escola também não mandou os filhos para a escola, pois ela e o marido estão desempregados e não compraram o material”.

“O ideal seria por agora, que as aulas já começaram. Perto do final do ano já não adianta muito, principalmente o material escolar”, disse Alyne, que passa por dificuldades financeiras e também não tem condições de arcar com todo o custo da lista de material.

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da assessoria de imprensa, mandou uma nota para a tevê e disse que aconteceu um “problema licitatório” e que os kits escolares devem ser entregues nos “próximos dias”, mas não estabeleceu nenhuma data. Sobre os uniformes, a prefeitura disse que eles estão sendo confeccionados com base na numeração fornecida pelos pais dos alunos no começo do ano e devem ser entregues nos próximos dias, mas também não estabeleceu nenhuma data.

A prefeitura também disse que os pais que estiverem com dificuldades para adquirir itens da lista de material escolar fornecida pelas unidades de ensino devem procurar a direção de cada escola, que os setores ajudam entregando esses kits preparados.

Requerimento

O vereador de Caraguatatuba, Antônio Carlos da Silva Junior (PSDB), filho do ex-prefeito Antônio Carlos da Silva, entrou com requerimento nesta quinta-feira (23) na Câmara Municipal solicitando informações e esclarecimentos sobre o atraso na entrega dos uniformes e kits escolares.

O vereador disse à reportagem do JDL que houve uma reunião na Secretaria da Educação e a promessa é de que os uniformes serão entregues em um prazo de até 40 dias. “Serão 21 mil uniformes, e os kits escolares estão em processo de licitação. O que preocupa muito é que o ano letivo já se aproxima do mês de abril, tenho conversado com alguns pais e mães de alunos e a preocupação é muito grande, pois não chegaram os uniformes e a cidade de Caraguatatuba tem uma previsão orçamentária de R$1,4 bilhão para esse ano. Quer dizer que a cidade tem dinheiro em caixa e o trâmite está sendo muito lento”, disse ACS Junior.

“A cidade está parada, o uniforme não chega, a alimentação dos nossos filhos na escola está precária e tudo isso é lamentável”, completou o parlamentar.

By srneto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *