A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Saúde e com apoio da Santa Casa de Misericórdia da cidade, segue realizando o mutirão de exames de endoscopia digestiva alta e colonoscopia no Centro de Referência de Especialidades. Desde novembro do ano passado, o mutirão já atendeu mais de 200 pacientes, possibilitando a detecção precoce de lesões malignas de intestino e estômago. Os pacientes que recebem o tratamento adequado e rápido têm mais chances de sobrevida.

O atendimento é realizado por uma equipe técnica especializada composta de médicos endoscopistas, médicos anestesiologistas, enfermeiros, técnicos de enfermagem e funcionários da limpeza. No mês de março, a ação é intensificada em virtude da campanha “Março Azul”, que visa conscientizar a população sobre a importância da prevenção e detecção precoce do câncer colorretal, bem como aumentar a adesão ao exame de colonoscopia, que ainda é pouco realizado no Brasil.

“Com o mutirão estamos reduzindo a demanda reprimida desses exames na cidade e garantindo que a população tenha acesso aos serviços de saúde de qualidade. Os pacientes são agendados de forma programada e recebem todas as orientações necessárias para o procedimento”, explica o prefeito Toninho Colucci.

Além disso, a Secretaria de Saúde tem promovido campanhas de conscientização sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce de doenças digestivas, como o câncer de cólon e reto. A iniciativa tem sido bem recebida pela população, que tem elogiado a agilidade e organização do mutirão.

Segundo dados do INCA (Instituto Nacional de Câncer), o câncer colorretal é o terceiro mais frequente entre os homens, logo após do câncer de próstata e de pulmão e o segundo mais incidente nas mulheres, perdendo apenas para o câncer de mama.

Estima-se que a incidência está em torno de 150 mil casos novos de câncer colorretal por ano no Brasil.

By srneto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *