Marcello Veríssimo

Policiais municipais de São Sebastião participaram na última sexta-feira (24) de um treinamento de tripulante operacional de aeronave da equipe de Operação Aerotática (OAT) da Polícia Rodoviária Federal (PRF). O treinamento também incluiu a participação de Guardas Civis Municipais de Caraguatatuba.

De acordo com André Maciel, comandante da Polícia Municipal de São Sebastião, a necessidade surgiu após o uso contínuo das aeronaves no atendimento às vítimas da tragédia com a tempestade que devastou a costa sul do município no dia 19 de fevereiro. O comandante disse que o prefeito Felipe Augusto (PSDB) pediu para que o treinamento pudesse ser feito de forma que a equipe estivesse preparada para missões de emergência.

Tanto os treinamentos teóricos como os práticos foram conduzidos pelos PRFs e OATs Fábio Teodoro de Souza e Rafael Vieira que explicaram aos oito policiais municipais e cinco guardas civis participantes sobre a adaptação e as peculiaridades na utilização das aeronaves empregadas nas missões policiais. “Todas essas regras são importantes para que não ocorra nenhum tipo de incidente aos operadores e a tripulação em geral”, disse Fábio Teodoro.

Após o treinamento teórico realizado na Prefeitura de São Sebastião, as equipes também participaram da parte prática de onde saíram em um voo no helicóptero Augusta AW 119 KX – Koala, onde todos os exercícios ministrados em sala de aula foram colocados em prática.

O tenente Cláudio Dias, da GCM de Caraguatatuba, disse que o treinamento foi importante para capacitar as equipes no caso de uma eventualidade onde o atendimento tenha que ser rápido e preciso. “Com certeza estaremos aptos para desempenhar com técnica e apoio ao serviço que for solicitado”.

O comandante da Polícia Municipal de São Sebastião, André Maciel, disse que a iniciativa veio contribuir ainda mais para que as equipes estejam preparadas para qualquer situação. Ele disse que tudo o que os instrutores passaram foi importante para relembrar os momentos do trabalho executado durante o socorro às vítimas da tempestade e as ações de todos. “No ocorrido em 19 de fevereiro tivemos policiais isolados na costa sul e foi com o apoio do helicóptero que eles foram trazidos para o centro”.

By srneto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *