Marcello Veríssimo

O Hospital Regional do Litoral Norte, gerido pelo Instituto Sócrates Guanaes, informou nesta quarta-feira (29), que passou a realizar a cirurgia cardíaca para troca de válvula aórtica, a principal artéria do organismo humano, que separa o coração da aorta.

De acordo com o HRLN, recentemente, uma paciente de 74 anos foi submetida ao procedimento que é de alta complexidade com sucesso. O cirurgião cardíaco do hospital, Daniel Dantas, disse que, neste caso, foi efetuada a primeira troca valvar aórtica associada à revascularização com ponte de safena na unidade. “A paciente recebeu alta hospitalar no quarto dia de pós-operatório”, disse o cirurgião.

A capacidade do HRLN é de 10 cirurgias deste tipo por mês. De acordo com o hospital a realização desta cirurgia é indicada quando há obstrução, ou seja, quando a válvula não está funcionando plenamente.

Neste caso, é sugerido o procedimento cirúrgico para substituição da valva por uma prótese valvar mecânica, uma técnica segura que permite o controle de todas as estruturas cardíacas.

Diversas doenças podem comprometer as valvas do coração, conhecidas também como válvulas cardíacas. “Por se tratar de uma deficiência mecânica, o tratamento com remédios apenas alivia os sintomas, sendo a terapia definitiva a cirurgia de reparo ou troca de válvula por próteses”, explicou Daniel Dantas.

Com o oferecimento deste procedimento de alta complexidade, os moradores do Litoral Norte não precisam mais se deslocar para outros municípios para realizar esse tipo de cirurgia.

Desde a inauguração da equipe de cirurgia cardíaca da unidade, em agosto de 2022, já foram realizados no HRLN mais de vinte procedimentos de alta complexidade, como revascularização do miocárdio e troca de valva aórtica.

By srneto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *