O Hospital de Clínicas de São Sebastião (HCSS) promove, nesta quinta-feira (6), mais uma campanha de doação de sangue entre os funcionários da instituição e voluntários. A iniciativa contará com transporte fornecido pela Prefeitura, levando os doadores até o Hemocentro –  Núcleo de Hemoterapia de Taubaté.

Até o momento, 15 doadores estão agendados para essa ação. Ainda há vagas disponíveis para quem deseja participar. O grupo de interessados deve sair da frente do Hospital, às 7h.

A coordenadora do Núcleo de Educação Permanente e Humanização (NEPH) do HCSS e organizadora da campanha, Darlete Cruz, explica que elas ocorrem, no mínimo, uma vez por mês, a depender da formação dos grupos de voluntários.

Quem se interessar em ser um doador de sangue deve entrar em contato pelo telefone (12) 99732-0169, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Na última sexta-feira (31), 17 pessoas participaram da ação; na semana anterior, 16 voluntários foram a Taubaté realizar a doação. “Estamos organizando, também, uma campanha para os moradores da Costa Sul, com o transporte saindo da frente do Hospital de Clínicas de Boiçucanga”, explicou Darlete.

Ela conta que, além de incentivar a doação, as campanhas visam contribuir com a instituição responsável pelo fornecimento de sangue a São Sebastião. “Muitas vezes fazemos pedidos de uma certa quantidade de sangue por tipo sanguíneo e nem sempre conseguimos, por isso é importante ajudarmos a repor os estoques”, disse.

“O sangue doado pode salvar a vida das pessoas que se submetem a tratamentos e intervenções médicas de grande porte e complexidade, como transfusões, transplantes, procedimentos oncológicos e cirurgias”, lembrou a coordenadora do NEPH.

As bolsas de sangue vindas de Taubaté são utilizadas em todos os setores do HCSS, como UTI, centro cirúrgico, clínica médica, clínica cirúrgica, Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e pediatria, entre outros.

A funcionária do setor de captação de doadores do Hemonúcleo de Taubaté, Andreia Marta da Silva, conta que as caravanas que recebem são muito importantes para conseguirem atender 25 hospitais das regiões do Vale do Paraíba, Litoral Norte e Serra da Mantiqueira. “São Sebastião tem se mobilizado, trazido doadores com frequência, e isso conta muito para a manutenção do nosso estoque”, disse.

A doadora Júlia Helen Tavares Santos, de 22 anos, explica que foi a segunda vez que esteve em Taubaté e pretende voltar sempre. “É muito gratificante poder ajudar sem olhar a quem, ver todos se unindo, tirando um tempo do seu dia para vir aqui, voluntariamente”, diz. “Doar sangue é super tranquilo, me senti muito segura, os profissionais são ótimos.”

O gerente de Enfermagem do HCSS, Mousar Henrique Drobinich Nunes, também esteve em Taubaté e foi doador desta ação. “Convido você para participar dessa corrente do bem, ser voluntário e contribuir com as pessoas que precisarão de sangue”, disse.

By srneto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *