Marcello Veríssimo
A Polícia Ambiental, em Ubatuba, deflagrou nesta terça-feira (4) uma operação contra mineradores ilegais na região do Pico do Corcovado, no Parque Estadual da Serra do Mar. De acordo com a polícia, durante a ação foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão.
Três pessoas foram presas. A ação contou com uma equipe de 28 policiais, em nove viaturas, que se dividiram entre os bairros alvos investigados, além do Corcovado, também o bairro Folha Seca.
Os policiais ambientais tentam coibir o parcelamento irregular do solo para uso comercial no PESM. Em um dos imóveis alvos da operação foi encontrada uma planta do loteamento clandestino, além de duas espingardas e contratos de compra e venda.
O epicentro da operação fica em uma área que já vinha sendo monitorada pela polícia em razão das extrações de saibro dentro de uma zona protegida. O PESM possui aproximadamente 320 mil hectares.
A polícia informou que, em outro imóvel, também foram localizados dois cachorros que estavam vivendo sob maus-tratos, uma ave em cativeiro, uma espingarda de pressão e um caderno com anotações do loteamento irregular.
De acordo com a polícia, a investigação ainda apura se uma extração de terra que foi flagrada anteriormente iria servir como aterro para esse loteamento.
O Ministério Público Federal também vai investigar o loteamento e a mineração ilegal na área.