Maior regata da América do Sul será de 23 a 30 de julho

 

Está chegando a hora de içar as velas e soprar as velinhas da 50ª edição da Semana Internacional de Vela, evento que deu o título de “Capital Nacional da Vela” para Ilhabela. As competições serão realizadas entre os dias 23 e 30 de julho.

Após a primeira edição da Semana Internacional de Vela de Ilhabela, em 1969, a competição teve um intervalo e só voltou às raias do litoral paulista em 1974. Desde então, entrou definitivamente para o calendário da modalidade como um evento anual. Nos seis anos seguintes, a competição voltou-se apenas aos monotipos. Foi a partir de 1980 que os veleiros de oceano passaram a participar das regatas.

“A Semana Internacional de Vela é uma oportunidade única para quem é apaixonado por esportes náuticos. Durante o evento, Ilhabela se transforma em uma verdadeira cidade do esporte, com diversas atividades culturais e gastronômicas para os moradores, participantes e turistas”, declarou o prefeito de Ilhabela Toninho Colucci.

O evento é um dos maiores da América Latina. A competição reúne os melhores velejadores do Brasil e do mundo. Para a edição de 2023, estão convidadas as classes HPE30, ORC, Clássicos, C30, RGS, BRA-RGS, Bico de Broa, Multicascos, VPRS e HPE25. Os mais de 100 barcos esperados para as regatas de julho participarão de provas em percursos variados no decorrer da semana.

”Ao longo dos anos, a Semana de Vela de Ilhabela se consolidou como um evento de grande importância para a cultura náutica no Brasil e na América Latina. Com suas regatas emocionantes, seu ambiente festivo e sua programação diversificada, a competição atrai um público cada vez mais amplo, que inclui desde velejadores profissionais até turistas interessados em conhecer o universo da vela”, disse Mauro Dottori, diretor de vela do YCI.

A competição abre no domingo, 23 de julho, com a tradicional regata Alcatrazes por Boreste – 100 anos Veleiro Atrevida – Marinha do Brasil. A travessia tem mais de 50 milhas náuticas e contorna a ilha. A organização fará, ao longo da semana, regatas de acordo com as condições de mar e vento, podendo ser no Canal de São Sebastião ou nas raias mais ao Norte ou ao Sul da ilha.

“Estamos muito amimados para a realização da 50ª edição da Semana de Vela. São poucos eventos que chegam a meio século. Temos muito orgulho da Semana de Vela de Ilhabela que é o maior encontro da Vela na América Latina. Será uma grande festa. Não percam!”, destacou o secretário de Esporte e Lazer, Bruno Prada.

Os velejadores que desejam participar das regatas devem fazer a inscrição no site oficial do evento https://sivilhabela.com.br/inscricoes/.

A 50ª edição da Semana Internacional de Vela é uma realização do Yacht Club de Ilhabela com o apoio da Prefeitura e promete ser um evento histórico, celebrando a tradição do esporte náutico e a preservação do meio ambiente

By srneto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *